Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Presidente da câmara de Torre de Moncorvo defende criação de um rota sefardita no distrito

Na sexta e sábado, Torre de Moncorvo recebeu o quinto encontro de história e cultura judaica. Uma iniciativa que juntou especialistas e investigadores do tema na biblioteca municipal.
O presidente da Câmara, Nuno Gonçalves, defende a importância deste tipo de iniciativas alusivas à presença da cultura judaica e entende necessária a criação de um rota sefardita no distrito de Bragança. “Eu entendo que era possível e devia ser possível uma rota sefardita do distrito de Bragança, se é que ainda lhe podemos chamar distrito. Convém não esquecer que estas já são as quintas jornadas que o concelho de Torre de Moncorvo faz sobre a história e cultura judaica e já há cinco anos que damos a conhecer à rede de judiarias, o que é importante. É uma forma de potenciarmos o sul do distrito. Não podemos esquecer que no tempo de D. Dinis a sede de rabinato era em Torre de Moncorvo”.

Adília Fernandes, da Universidade do Porto, organizou este encontro em parceria com o Município e entende que a presença e legado dos judeus na região continua a despertar interesse no meio académico, no entanto tem uma perspectiva diferente quanto à organização de acções conjuntas que promovam este tipo de temática. “Apenas consegui juntar um série de apoios favoráveis tanto em termos autárquicos como académicos e é, de facto, uma iniciativa que é valorizada ao nível do meu centro de estudos da Universidade do Porto e assim continuarei. Continuarei enquanto a poder realizar em Moncorvo”.

Foram ainda apresentados dois livros acerca do judaísmo: Judeus e Nazis, de João Medina e Judeus – Navarros de Lagoaça, de Filipe Pinheiro de Campos e António Maria de Assis.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário