Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Escola de Negócios do IPB situada em Macedo de Cavaleiros tem nova pós-graduação

Gestão de Unidades de Saúde é a nova pós-graduação da Escola de Negócios, do Instituto Politécnico de Bragança, que funciona em Macedo de Cavaleiros.
Depois da formação em sistemas de normalização contabilística para a administrações públicas, esta nova pós-graduação é já a segunda da escola e conta com 24 alunos inscritos, ou seja, a totalidade das vagas foi preenchida.

“Este tipo de pós-graduações eram oferecidas, quase exclusivamente, ao Porto, Coimbra, Lisboa, Braga, o que dificultava muito a frequência por parte das pessoas que tenham uma vida activa, neste caso específico da gestão das unidades de saúde, os enfermeiros, médicos e técnicos hospitalares. Desta forma, permitimos que tenham algum ganho de tempo garantindo a qualidade da formação”, sublinhou Nuno Ribeiro, director da escola.

Presente no seminário de abertura da pós-graduação esteve o secretário de Estado da Saúde. António Sales aplaude a criação deste tipo de formações em territórios do interior.

“Nos territórios de baixa densidade precisamos de bons gestores hospitalares e bons quadros intermédios. Só conseguimos ter uma gestão responsável e com autonomia, se de facto tivermos formação e este é um bom exemplo”, salientou.

António Sales falou ainda das assimetrias no que toca à distribuição de médicos pelo país. O secretário de Estado garante que este problema não é apenas visível no interior.

“Os recursos humanos na saúde é um grande desafio de futuro. Também aqui, nos territórios de baixa densidade, o anterior governo e este governo irá continuar com a implementação de este tipo de estratégia, de vagas carenciadas para médicos, porque é uma forma de intensificar a fixação de jovens médicos nestes locais”, acrescentou.


Benjamim Rodrigues, presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros, cidade que acolhe a Escola de Negócios, acredita que tanto esta quanto a primeira formação representam temas essenciais para a região.

“Temos que valorizar o nosso território dando mais especificação às competências das pessoas que estão aqui”, referiu o autarca.

A Escola de Negócios do Instituto Politécnico de Bragança vai ter, para breve, mais duas pós-graduações: uma em Inovação Empresarial e outra em Gestão de Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário