Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Petição pede selo “à cavaleiro” apenas no gargalo da garrafa de vinho do Porto

O Observatório do Vinho do Porto e Douro vai lançar, esta semana, uma petição nacional para que volte a ser obrigatória a colocação do selo “à cavaleiro”, apenas, no gargalo das garrafas de vinho do Porto.
Há dois anos que o selo pode ser colocado no gargalo ou no contra-rótulo, mas o Observatório, que acaba de ser constituído, defende que só com o selo no gargalo, a cobrir a rolha, se consegue garantir a genuinidade do produto, designadamente nos mercados internacionais, e evitar que qualquer vinho licoroso possa ser vendido como Porto.

Albino Jorge, um dos dinamizadores do Observatório, salienta que tem recebido relatórios de importadores e jornalistas internacionais que estão contra aquilo que se está a passar.

“A lei de 2018 vulgariza aquele que sempre foi um dos símbolos e elemento diferenciador do aspeto visual do vinho do Douro. O Estado gastou fortunas para divulgar que a genuinidade do vinho do Porto estava no selo e de um momento para o outro deitou-as fora”, afirmou.

A petição “Salvem a Genuinidade do Vinho do Porto e Douro!” vai começar a ser divulgada nas redes sociais, com o objetivo de obter o máximo de aderentes e dar força ao propósito de repor o selo ‘à cavaleiro’ no gargalo da garrafa.

Albino Jorge explica que o observatório visa defender os interesses dos produtores da Região Demarcada do Douro.  

Para além da direcção, o Observatório vai ter um conselho consultivo composto por 10 personalidades com mais de 65 anos. 

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário