Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Workshop de inteligência emocional juntou pais e filhos em diálogos sobre sentimentos

“Eu estou feliz em família”, é o nome do workshop de inteligência emocional que acolheu pais e filhos na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Mariana Machado, contadora de histórias e facilitadora do programa MQ – Inteligência Emocional, conta que o principal objetivo deste projeto é facilitar a compreensão de sentimentos:

“Falámos das emoções de forma a que os filhos percebam que os pais também sentem, que não há problema em chorar e ter medo, que toda a gente sente isso. Depois é perceber o que acontece no nosso corpo para nós sentirmos determinadas coisas. O meu objetivo é ter estas ferramentas e facilitá-las aos pais. Aqui tivemos crianças do pré-escolar e primeiro ciclo junto com os seus pais, facilitando recursos do quotidiano para promover a felicidade e bem-estar, aliando também a respiração.”

Em sessões de cerca de 40 minutos, desenvolve-se o poder de comunicação e identificam-se emoções entre os mais novos e mais velhos. No fim, o feedback tem sido sempre bastante positivo:

“Houve uma boa adesão e tivemos mais inscritos que o suposto. São atividades simples e por isso o tempo passa-se bem. Com estes exercícios promovemos a comunicação e acima de tudo o diálogo, conseguem acima de tudo verbalizar emoções e saem sempre destes eventos de coração cheio e muito mais unidos.”
Cláudia Pires, e o seu filho Vicente de 7 anos, participaram na atividade e realçam as mais-valias da mesma:

“Tenho vindo a fazer formações de educação emocional para adultos e como houve esta oportunidade de poder trazer o meu filho, não podia deixar escapar. Gostei imenso.

Aqui estive a fazer atividades sobre emoções e gostei muito.”

A inteligência emocional é um conceito da área da psicologia e prende-se com a capacidade de reconhecer e avaliar sentimentos, bem como a forma de lidar com eles.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário