Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de março de 2020

100 anos de Amália Rodrigues celebrados amanhã à noite em Macedo de Cavaleiros

Este ano, celebram-se os 100 anos da vida de Amália Rodrigues e o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros abre portas este sábado às 21h30 a um espetáculo multimédia que homenageia a vida e obra da fadista.
Mundialmente conhecida como a Rainha do Fado, Amália Rodrigues levou o nome de Portugal além-fronteiras com o fado que imortalizou e mais tarde veio a ser proclamado Património Imaterial da Humanidade. Em 2020, comemoram-se os 100 anos do seu nascimento e a Vox Angelis está a percorrer o país com um espetáculo que a homenageia e vai além da música, como conta o responsável e solista do espetáculo, Pedro Nunes:

“É um conceito novo que introduzimos em Portugal de “documentário-concerto”.

Fizemos uma investigação histórica com a qual vamos explicar às pessoas a história da vida da Amália, e essa narração vai ser acompanhada da projeção de 212 fotografias inéditas da fadista. As pessoas vão poder ver fotos pessoais de Amália Rodrigues que nunca viram e vai haver um processo narrativo com projeção de imagem.

Quanto aos fados, estão inseridos dentro do próprio espetáculo ao longo da história da vida da Amália e têm a ver com as partes que vamos referindo da vida dela.”

Uma viagem pela história e sucessos de Amália Rodrigues:

“Vamos interpretar os fados que imortalizaram a Amália Rodrigues.

É um espetáculo lindíssimo e muito integrado pois as pessoas ficam a conhecer a história de vida da Amália, a música, a Amália enquanto mulher, enquanto cantora e enquanto figura pública.”

O espetáculo está em digressão pelo país e enchido teatros:

“Em fevereiro realizamos concertos no Teatro de Lagoa, no Algarve, no Teatro de Beja, no Teatro de Ourique e no Teatro de Vila Nova de Gaia.

Neste mês vamos realizar mais seis, no total é uma digressão de cerca de 50 concertos que vão abranger todos os distritos de Portugal continental.

É uma digressão itinerante e de descentralização cultural muito importante com a qual vamos levar um espetáculo de alta cultura a todo o país.

Todos os teatros por onde passamos com este espetáculo até agora estiveram cheios até à porta.”

Uma homenagem àquela que foi aclamada como a voz de Portugal e que em julho deste ano faria 100 anos.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário