Mundialmente conhecida como a Rainha do Fado, Amália Rodrigues levou o nome de Portugal além-fronteiras com o fado que imortalizou e mais tarde veio a ser proclamado Património Imaterial da Humanidade. Em 2020, comemoram-se os 100 anos do seu nascimento e a Vox Angelis está a percorrer o país com um espetáculo que a homenageia e vai além da música, como conta o responsável e solista do espetáculo, Pedro Nunes:
“É um conceito novo que introduzimos em Portugal de “documentário-concerto”.
Fizemos uma investigação histórica com a qual vamos explicar às pessoas a história da vida da Amália, e essa narração vai ser acompanhada da projeção de 212 fotografias inéditas da fadista. As pessoas vão poder ver fotos pessoais de Amália Rodrigues que nunca viram e vai haver um processo narrativo com projeção de imagem.
Quanto aos fados, estão inseridos dentro do próprio espetáculo ao longo da história da vida da Amália e têm a ver com as partes que vamos referindo da vida dela.”
Uma viagem pela história e sucessos de Amália Rodrigues:
“Vamos interpretar os fados que imortalizaram a Amália Rodrigues.
É um espetáculo lindíssimo e muito integrado pois as pessoas ficam a conhecer a história de vida da Amália, a música, a Amália enquanto mulher, enquanto cantora e enquanto figura pública.”
O espetáculo está em digressão pelo país e enchido teatros:
“Em fevereiro realizamos concertos no Teatro de Lagoa, no Algarve, no Teatro de Beja, no Teatro de Ourique e no Teatro de Vila Nova de Gaia.
Neste mês vamos realizar mais seis, no total é uma digressão de cerca de 50 concertos que vão abranger todos os distritos de Portugal continental.
É uma digressão itinerante e de descentralização cultural muito importante com a qual vamos levar um espetáculo de alta cultura a todo o país.
Todos os teatros por onde passamos com este espetáculo até agora estiveram cheios até à porta.”
Uma homenagem àquela que foi aclamada como a voz de Portugal e que em julho deste ano faria 100 anos.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário