O município de Miranda do Douro está a criar uma plataforma online para a venda de produtos locais. Segundo explica Anabela Torrão, vereadora da câmara, o “Mercado de Sabores e Saberes Mirandeses” é a forma que se encontrou para que se comecem novamente a escoar os produtos, já que os comerciantes tiveram que fechar portas às suas lojas, devido ao encerramento das fronteiras com Espanha. "A ideia surgiu decorrente destes tempos difíceis que estamos a viver. Com as quebras que ocorreram no turismo e a nível local, vimos a necessidade de ajudar os produtores no escoamento dos produtos. É uma parceria entre o município e a empresa Medidata. Será uma plataforma electrónica para venda online de produtos locais, nomeadamente agro-alimentares, artesanato e outros produtos endógenos".
A adesão e o acesso à plataforma serão gratuitos. Este mercado electrónico vai reunir produtores, artesãos e comerciantes da região. Apesar do ambiente económico recessivo, Anabela Torrão considera que o negócio das lojas online mantém a resistência e continua a evoluir favoravelmente. A vereadora acredita que também é uma aposta para manter no futuro. "Reuniremos todos aqueles que queiram aderir a esta plataforma. É uma mais valia nos tempos em que estamos mas também no futuro porque, hoje, as vendas online são uma ferramenta muito importante para a venda do produto. Temos produtores cujos produtos são a sua actividade económica principal e tivemos que tentar contornar e com esta ferramenta Miranda levá-los até junto do consumidor, onde quer que se encontrem".
Além da venda de produtos, a plataforma também será uma forma de promover o concelho e de o dar a conhecer ao resto do país e do mundo. "É uma plataforma não só de venda. Ao mesmo tempo estamos a fazer promoção. Vamos ter link's para promoção do comércio local, da restauração e da hotelaria".
A plataforma é uma parceria entre a câmara de Miranda e a Medidata. Conta ainda com a colaboração da Associação Comercial e Industrial local e a Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda. Nesta primeira fase serão privilegiados os produtos locais que representem a identidade do concelho. A plataforma estará disponível brevemente.
Em parceria com a Medidata, o município de Mogadouro também criou um serviço de vendas online. A “Mogadouro ON”, onde os comerciantes podem colocar os seus produtos à venda, servirá para ajudar a impulsionar a economia local. Em ambos os casos, o investimento das câmaras é de cerca de quatro mil e quinhentos euros.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
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