Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

“Rede Solidária de Estudantes Africanos em Portugal” lança campanha com o apoio do IPB e da Cáritas

A “Rede Solidária de Estudantes Africanos em Portugal” lançou uma campanha para apoiar os alunos que estejam a passar dificuldades devido à Covid-19.
A ideia da campanha, a nível nacional, partiu do estudante do IPB Braima Dabó, depois de já ter contribuído para a angariação de bens e fundos para apoiar estudantes conterrâneos da Guiné. Agora, com o apoio do IPB e da Cáritas, a rede solidária estende-se ao resto do país e aos outros estudantes de outras nacionalidades africanas a estudar em Portugal, como explica Braima Dabó. “Decidimos que poderíamos incluir os outros estudantes africanos, a nível nacional, visto que estão a ter as mesmas dificuldades. Neste momento, estamos a contar com o apoio do IPB, da Cáritas de Bragança e uma ONG do Porto. O projecto conta ainda com 11 associações de estudantes”.

Segundo Braima as dificuldades são muitas: desde alimentação, alojamento, saúde e até nos processos de autorização de residência. Por isso estão a recolher bens e donativos através de uma conta bancária. “Neste momento, é a questão da alimentação, de produtos higiénicos e tem surgido muito o pedido de máscaras. Estamos a ver se conseguimos angariar alguns tecidos para podermos costurar. Já identificámos alguns colegas que sabem costurar e que têm máquinas eléctricas em casa. Relativamente à questão da renda, temos alguns alunos que estão a ter dificuldades”.

Braima Dabó ficou celebrizado pelo seu fair play, quando nos mundiais de atletismo ajudou um outro corredor a terminar a prova, o que lhe valeu uma distinção da Federação Internacional de Atletismo. Agora empresta o nome a esta campanha de angariação de fundos para colegas carenciados.

Esta é uma das iniciativas abrangida pelos protocolos assinados entre o IPB e a Diocese de Bragança. Os acordos prevêem a cooperação das duas instituições nomeadamente na área social, como explica o presidente do politécnico de Bragança Orlando Rodrigues. “Temos algumas cooperações importantes na área social, com a diocese e com outras associações e a ela ligadas. Temos vindo a intensificar a cooperação no domínio social, em particular no apoio às populações mais carenciadas, incluindo os nossos alunos. Neste domínio estabelecemos algumas formas novas de cooperação”.

Há também outras acções de cooperação a decorrer entre as duas instituições, nomeadamente no domínio técnico. “De cooperação, por exemplo, na área da engenharia, dando algum apoio à diocese. Também na área da cultura, na música sacra, por exemplo”.

Estes protocolos implicam a colaboração na promoção de acções de formação, na realização conjunta de conferências, colóquios e seminários, e também a cooperação técnica e científica entre o Politécnico de Bragança e a Diocese de Bragança e Miranda.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário