terça-feira, 14 de julho de 2020

IPB com 170 mil euros para programa "Verão com Ciência"

Foi lançado, ontem, em Bragança o programa “Verão com Ciência”. A iniciativa, que se estreia este ano, cria bolsas de investigação destinadas a alunos do ensino superior.
O objectivo do programa, que decorre entre Julho e Outubro, é estimular o desenvolvimento de escolas de Verão em instituições de ensino superior, através de iniciativas integradas de Investigação e Desenvolvimento e formação superior, presenciais, incluindo estágios de investigação.

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) foi a instituição que recebeu mais candidaturas em todo o país, como realçou o presidente do politécnico, Orlando Rodrigues:

“Tivemos muitas candidaturas, mas a dotação permitiu que fossem aprovadas só um pequeno número. De qualquer maneira, esperamos ter de cerca de 170 alunos envolvidos nesse programa”, explicou. As bolsas de iniciação científica vão permitir realizar trabalhos relacionados com investigação nos centros do politécnico e também com outras instituições da região, “nomeadamente o ICNF, o Côa Parque, o Ciência Viva e museus”.

O “Verão com Ciência no IPB” tem seis acções de formação aprovadas, com uma dotação global que ascende aos 170 mil euros.

Na apresentação do programa em Bragança, ontem, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que esta é uma maneira de as universidades e politécnicos mostrarem abertura e apoiarem os alunos.

“É uma forma importante para mostrar a abertura das instituições de ensino superior e dos centro de investigação a atrair estudantes, até porque este ano não temos os tradicionais trabalhos de Verão, a que muitos estudantes recorriam para angariar algum financiamento e de mostrar responsabilidade social, ao providenciar bolsas a estudantes durante o Verão”, sublinhou.

O programa “Verão com Ciência” já foi lançado. O apoio é financiado por fundos nacionais através do orçamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Direcção Geral do Ensino Superior. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário