Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Ministro garante que casos de covid no Politécnico de Bragança estão "sob controlo"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse esta segunda-feira que tem a garantia dos responsáveis do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que "todos os casos (positivos a covid-19 de alunos) estão devidamente identificados" pelas autoridades de saúde.
Manuel Heitor, ministro da Ciência,
Tecnologia e Ensino Superior - Foto: LUSA
"Africanos ou não, é uma comunidade estudantil. Bragança é uma cidade jovem que atrai estudantes de todo o mundo, eu solicitei mais uma vez, que esse acompanhamento seja feito de uma forma sistemática", sublinhou Manuel Heitor, acrescentando que o presidente da instituição de ensino garantiu que "todos os casos estão identificados e todas as situações sob controlo".

No fim de semana havia 25 casos de alunos do IPB, associados à comunidade africana, que haviam testado positivo à covid-19 e outros 12 aguardavam os resultados das análises.

O ministro acredita que nos próximos um ou dois anos aparecerão, eventualmente, outros surtos de coronavírus. "Por isso, temos que identificar os casos e tomar ações concretas para garantir que todos os jovens usam bem as condições que lhe são dadas de uso de máscaras e evitar ajuntamentos, cumprindo as regras, daí que seja importante que venham ter aulas no IPB para aprenderem a estar juntos, sem ajuntamentos cumprindo as regras que todos temos que cumprir", explicou Manuel Heitor à margem da apresentação do programa "Verão Com Ciência".

Nos últimos dias, festas e ajuntamentos de alunos associados a alunos do IPB, em Bragança e em Mirandela, têm motivado intervenções por parte da PSP e da GNR.

Depois de uma intervenção da PSP na madrugada de sábado num bar em Bragança, onde estavam mais de 80 pessoas, que levou à emissão de auto de contraordenação contra os responsáveis pelo estabelecimento, o Comando Territorial de Bragança informou esta segunda-feira que no sábado fiscalizou e encerrou um evento festivo com cerca de 30 pessoas, que se estava a iniciar numa propriedade privada.

"No decorrer do policiamento, os militares da Guarda detetaram a festa com mais pessoas do que as permitidas na conjuntura atual. Após terem sido abordadas pelos militares da GNR, as pessoas presentes no evento acataram as indicações e terminaram a festa, ausentando-se do local, tendo sido elaborado um auto de contraordenação ao proprietário do terreno e terminada preventivamente a atividade", referiu uma fonte.

O presidente do IPB, Orlando Rodrigues, explicou que "tem a certeza absoluta que todos os alunos postos em quarentena, por precaução ou que testaram positivamente, têm respeitado o dever de contenção a que são obrigados". Esta informação foi-lhe transmitida pela Polícia, que tem feito visitas aos domicílios. Estes alunos estão a ser apoiados com alimentação "para que não tenham carências", referiu Orlando Rodrigues.

O IPB e as associações de estudantes têm alertado os alunos para a necessidade de cumprir as normas da Direção-Geral da Saúde.

Manuel Heitor quer ensino superior a dar um exemplo à sociedade

No próximo ano letivo, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior quer que este nível de ensino seja um exemplo para a sociedade ao adotar os comportamentos e regras mais corretas para conviver com o coronavírus. Manuel Heitor afirmou que as instituições de ensino superior "são as mais bem posicionadas para passar uma mensagem de responsabilidade e de ensinar os jovens a passar essa mensagem à sociedade".

No próximo ano letivo, 2020-21, a primeira regra é que as aulas serão presenciais. "Segundo, é que face à incerteza do que vivemos, sejam adotados procedimentos muito realistas com uma situação de contínua monitorização e análise do que se está a passar e, em terceiro, que seja, efetivamente, usada esta oportunidade para estimular e fomentar a inovação pedagógica", descreveu o ministro.

O titular da pasta do Ensino Superior considera que "o ensino é presencial e tem que ser feito de acordo como os cursos foram acreditados". "Neste contexto temos que ser muito realistas e dentro do que é o regime legal de graus e diplomas tentar estimular a inovação pedagógica tentando garantir as condições adequadas, minimizando o ajuntamento de estudantes, pois sabemos que o problema não está nas salas de aulas", disse.

"As normas de Direção-Geral da Saúde são claras, a exigir cerca de um metro de distância nas salas e nos anfiteatros adotar as estratégias em vigor, com arejamentos progressivos. A questão crítica está nos ajuntamentos dos estudantes nas áreas livres, nos bares e nos corredores, onde é preciso ter todo o cuidado para garantir o distanciamento físico e o uso obrigatório de máscara, porque se todos usarmos máscaras sabemos que o risco de contágio é fortemente reduzido", descreveu ainda Manuel Heitor.

Ora todo este processo obriga, segundo o ministro, a que todos sejam responsáveis "os mais jovens e os mais idosos".

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário