Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 10 de outubro de 2020

Municípios ribeirinhos do Douro com "muita expectativa" na Cimeira Ibérica

 O presidente da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD) disse hoje aguardar com “muita expectativa” a 31ª Cimeira Ibérica, no que respeita a ligações rodoviárias entre Espanha e Portugal, comunicações móveis e internet.
"Elaborámos um conjunto de propostas concretas que gostaríamos que fossem debatidas na Cimeira Ibérica e mantemos elevadas expectativas em relação ao futuro das regiões de fronteira. Das propostas destaco o prolongamento do IC5 para Espanha, a ligação viária entre Macedo de Cavaleiro, Vinhais e Godinha (Galiza) e a rodovia que ligue Bragança e a Sanabria", concretizou Artur Nunes.

Em declarações à Lusa, a poucos dias da Cimeira Luso-Espanhola, o também presidente da câmara de Miranda do Douro, no distrito Bragança, garante que estas ligações viárias são importantes para o desenvolvimento do Norte de Portugal e da província Espanhola de Castela e Leão.

A extensão da Autoestrada (A4), que liga a Área Metropolitana do Porto a Bragança, à fronteira de Quintanilha é outra das prioridades, uma promessa que tem sido anunciada por sucessivos governos.

Ao nível ferroviário, os autarcas dos dois países defendem o prolongamento da Linha Douro do Pocinho a Barca d' Alva, no distrito da Guarda, com a consequente ligação à cidade espanhola de Salamanca.

"Esta é uma reivindicação antiga das populações raianas de um lado e do outro da fronteira. A ligação ferroviária entre todas as capitais de distrito é outra das ambições, importante para desenvolvimento económico e turísticos dos territórios ", enfatizou o autarca.

A transformação do Aeródromo Municipal de Bragança em aeroporto regional, com voos regulares para Espanha e para outros países europeus, é outra das propostas que seria importante debater.

A criação de uma plataforma logística no Nordeste Transmontano é, segundo o presidente da AIMRD, outra das ambições para a região que traria "uma outra centralidade ao interior".

Para Artur Nunes, as ligações móveis terrestres, um modelo de internet rápido e funcional seria uma forma de fixar populações e empresa no interior e essa questão já foi colocada aos dois governos ibéricos.

"Temos de ter a melhor oferta tecnológica para que as empresas e as pessoas possam instalar-se no território do interior peninsular. Se tivermos a tecnologia 5G, toda esta região de fronteira vai assistir a uma grande evolução comercial e empresarial ", vincou.

Questionado pela Lusa em relação à criação da figura de trabalhador transfronteiriço e de um documento único de circulação para harmonizar a passagem de menores entre Portugal e Espanha, Artur Nunes considerou-a importante.

"Esta medida nunca foi legislada. Há uma necessidade urgente de avançar com este processo, que vai permitir e criar esta figura de trabalhador transfronteiriço. Como a proposta está em cima da mesa, só espero que seja concretizada", indiciou o responsável.

Para Artur Nunes era muito "proveitoso" avançar de imediato com a criação da figura de trabalhador transfronteiriço.

Sem comentários:

Enviar um comentário