Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 30 de janeiro de 2021

GNR alerta idosos para burlas com vacina da Covid-19

 Militares vão a casa de quem vive sozinho ou em locais isolados dar conselhos para se protegerem do novo coronavírus e de quem se faz passar por profissionais de saúde
Em tempos de confinamento geral devido à pandemia, a GNR tem em curso uma operação nacional de aconselhamento aos idosos que vivem sozinhos ou isolados. Os militares alertam para a necessidade de se manterem em casa e para desconfiarem de quem lhes apareça à porta a vender a vacina contra a covid-19.

Na Fontelonga, concelho de Carrazeda de Ansiães, Rosa Neves ouviu com atenção a mensagem de Pedro Pereira e Gil Teixeira, militares do Destacamento da GNR de Mirandela: "Alertamos para o facto de andarem por aí alguns supostos enfermeiros a sugerirem a toma da vacina", começaram por explicar, frisando, a seguir, que "isso não vai acontecer" e que "não devem deixar-se cair nesse tipo de burla". Porque o mais certo é os burlões aparecerem para "pedir dinheiro".

Rosa disse estar consciente desses perigos e garantiu que só abre a porta a quem conhece. O mesmo faz Maria Alexandrina, que também reside na Fontelonga, a quem a GNR aconselhou a "permanecer em casa" e só sair para "ir às compras ou ao banco". Mesmo assim, "respeitando as regras de distanciamento de outras pessoas e usar máscara".

Alexandrina agradeceu os conselhos, dizendo que só sai para "ir às compras e buscar o cacauzinho (dinheiro) e lamenta não poder oferecer "um lanchezinho, com um tratadinho (vinho do Porto) e um biscoitito".

Para além de Mirandela e Carrazeda de Ansiães, as operações do destacamento mirandelense da GNR abrangem também o concelho de Vila Flor, onde um casal, de 59 e 60 anos, foi detido por andar a passear na rua depois de os dois elementos terem testado positivo à covid-19.

O capitão da GNR Hugo Torrado lembra que quem for apanhado a circular, quando devia estar em casa em isolamento profilático, incorre num crime de "desobediência". Inicialmente os incumpridores são "encaminhados para a residência" e a seguir é dado "conhecimento ao Ministério Público".

"Findo o período de isolamento, a pessoas tem de se deslocar a tribunal para assumir as suas responsabilidades de âmbito criminal", acrescenta Hugo Torrado. A pena pode ir até "um ano de prisão ou 120 dias de multa".

Uma outra frente desta operação da GNR é dirigida à fiscalização de trânsito automóvel e circulação de pessoas. Quem andar a circular sem justificação válida incorre numa multa que, dependendo das circunstâncias, pode ir até aos mil euros.

Eduardo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário