Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de junho de 2021

Bragança recebeu pela primeira vez o maior evento da Federação Nacional das Associações Juvenis

 O MEXE Ibéria - Mostra e Encontro da Xuventude Empreendedora integra o projecto Lidera, que juntou centenas de jovens, de Portugal e de Espanha.


Os mais novos, ligados à zona de fronteira, procuraram soluções conjuntas, já que enfrentam os mesmos desafios, no que toca à falta de emprego e à dificuldade de fixação no território de onde são originários.

“Depois de passarem por estes projectos saem motivados, inspirados e capacitados. Acima de tudo nós estamos a criar agentes de cooperação transfronteiriça. Estamos a colocar em diálogo os jovens europeus que têm como objectivo comum o desenvolvimento das suas comunidades”, referiu Tiago Manuel Rego, presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis.

A directora geral da Juventude, Participação e Voluntariado da Galiza, Cristina Tomil, defendeu, em Bragança, que os desafios e problemas destes jovens são os mesmos e por isso nada melhor que os juntar, para que surjam ideias de projectos inovadores.

“Dar a entender aos jovens que se podem desenvolver com as capacidades do meio rural e é uma forma válida de poderem criar o seu negócio e de poderem trabalhar no meio rural de onde são e que não têm que sair dali”, defendeu.

Um encontro extremamente enriquecedor, segundo assinalou a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que lembrou a importância da qualificação dos jovens, para que se crie emprego de qualidade.

Tito Resende, presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Bragança, também esteve no encontro e esclareceu que as associações preparam os jovens para serem melhores decisores no futuro.

A estratégia para a promoção da cooperação transfronteiriça esteve em destaque, ao longo do fim-de-semana, em Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário