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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães vence MEDEA com estudo sobre o impacto dos campos eletromagnéticos na saúde

 Os vencedores foram conhecidos numa cerimónia realizada hoje por videoconferência e que contou com a presença de representantes da REN, SPF e das equipas vencedoras.


Uma equipa de alunos da Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, foi a grande vencedora da décima segunda edição do MEDEA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da REN – Redes Energéticas Nacionais, destinada a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a equipas de escolas de Valongo e Penafiel.

Os “HARMÓNICOS”, compostos por Ivo Moutinho, João Fernandes, Margarida Carvalho e Pedro Custódio, alunos do 12.º ano de Física de Carrazeda de Ansiães, com a coordenação do professor Carlos Pires, fizeram 385 medições do campo magnético num troço de linha de alta tensão entre dois postes. De acordo com as conclusões do projeto, os valores obtidos situam-se “bastante abaixo do limite” estabelecido pela Comissão Internacional para a Proteção de Radiações Não- Ionizantes, “com possíveis efeitos negligenciáveis na saúde”.

Os vencedores foram conhecidos numa cerimónia realizada hoje por videoconferência e que contou com a presença de representantes da REN, SPF e das equipas vencedoras.

O júri do MEDEA atribuiu ainda duas menções honrosas. Um grupo de alunos do 11.º ano do curso de Programador de Informática da Escola Profissional de Valongo, os “ViziHertz”, realizaram medições em redor de um posto de transformação e por baixo de uma linha de transporte de energia. A equipa é constituída por António Soares, Luís Ramalho, André Matos e Rafael Conceição, tendo como mentor o Professor Bruno Bessa Pinto.

Já “Os Eletricistas” são compostos por Marco Maia e Joana Ferreira, do 12.º ano da Escola Secundária de Penafiel, tendo como mentora a professora de Física Sílvia Machado. A equipa efetuou medições de campos no contexto doméstico, mas também junto a uma linha de transporte de energia. A conclusão foi clara: a intensidade dos campos magnéticos, quer dos eletrodomésticos, quer das linhas de alta tensão, está abaixo do valor estipulado de referência.

Sobre o MEDEA:

Instituído em 2008, o MEDEA é um projeto da Sociedade Portuguesa de Física e da REN – Redes Energéticas Nacionais, dirigido aos alunos do 10º ao 12º ano dos ensinos secundário e profissional. Permite a aplicação prática da formação ministrada nas instituições de ensino, aliando o conhecimento científico à vida quotidiana dos alunos através de experiências realizadas pelos próprios, dentro e fora das salas de aula. Os participantes elaboram um projeto científico baseado em medições de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência, 0-300 Hz, no meio ambiente, em particular, na sua escola, em casa e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica; e a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana. As escolas participantes recebem um medidor de campo elétrico e magnético que utilizam no decorrer do projeto. Cada equipa cria então uma página internet dedicada em exclusivo ao MEDEA, na qual apresenta todos os resultados obtidos, pesquisas efetuadas e outras informações relevantes ao projeto. As equipas com os melhores trabalhos serão premiadas.

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