No ano mais atípico dos últimos tempos, o guia salienta ainda o trabalho de 10 restaurantes e 10 hotéis no que toca à resiliência. Uma escolha simbólica que teve em conta critérios como o apoio à população local e aos profissionais de saúde, o investimento em tempo de crise e a capacidade de reinvenção, transversal ao setor.
É neste patamar que encontramos distinguido o Hotel Muchacho, em Macedo de Cavaleiros. A justificação é simples: quando se instalou a pandemia de Covid-19, Duarte Muchacho, gerente do hotel de 4 estrelas, abriu as portas do seu espaço para albergar, sem qualquer custo, profissionais de saúde que ajudavam no combate ao vírus:
“Este prémio nasceu um pouco fruto desta pandemia pois não existia anteriormente.
Foi atribuído para os negócios que se foram adaptando à nova realidade.
Nós nunca fechamos as instalações e colocamos o hotel à disposição, sem qualquer fim lucrativo.”
Um prémio que, sem contar, deixa satisfeito o também proprietário:
“O ano passado estivemos mais de 45 dias com o nosso estabelecimento à disposição de quem quisesse usufruir dele.
Na altura nem sabíamos destes prémios, o que queríamos era fazer parte da solução e ajudar com os meios que temos.”
Desde médicos, passando por enfermeiros e até pilotos do INEM, muitos foram os que passaram por um dos hotéis mais antigos da cidade.
Mas porque, como se diz, depois da tempestade vem a bonança, Duarte Muchacho conta que, aos poucos, os visitantes voltam a aparecer:
“Há cerca de um mês que a tendência tem sido melhorar e acho que há já confiança por parte das pessoas em querer sair, sobretudo devido à vacina, que acho que tem sido o determinante para que as pessoas se possam deslocar e sentir confiantes novamente em nos visitar e viajar.”
Ainda na distinção de resiliência, e na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, está patente o Pena Park Hotel, em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real.
Quanto às vertentes Boa Mesa, que se divide nas categorias de garfo de prata, garfo de ouro e garfo de platina, descobrimos mais uma estrela transmonatana: o Restaurante G, em Bragança, diferenciado com garfo de ouro.
No setor Boa Cama, destaque para a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, em Sabrosa, e para o Vidago Palace Hotel, em Chavesa, todos eles localizados no distrito de Vila Real e distinguidos com Chave de Prata.
A relação qualidade/ preço, bem como as áreas e os serviços são aspetos comuns nas escolhas dos locais selecionados.
Um guia que será, entretanto, publicado juntamente com o Jornal Expresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário