Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Unidade Local de Saúde do Nordeste acaba de receber um robot inovador

 Equipamento une a radiação ultravioleta e a robótica, para desinfecção de espaços com risco de estarem contaminados por vírus e bactérias
O equipamento está alocado ao Serviço de Medicina Interna da Unidade Hospitalar de Bragança e, dispondo de uma avançada tecnologia, segundo a ULS do Nordeste, representa uma “arma” preciosa na luta contra a pandemia.

O robot, que custou 60 mil euros e foi oferecido pela Comissão Europeia, não necessita de intervenção humana. A autonomia do equipamento permite que a desinfecção seja realizada em toda a área pretendida, não deixando zonas “sombra” por desinfectar, ao contrário de um aparelho estático.

De acordo ainda com a ULS do Nordeste, são várias as vantagens na utilização deste equipamento, nomeadamente a taxa de destruição de vírus e bactérias de 99,9%. Quando expostos a alta radiação ultravioleta, os micro-organismos sofrem mutações no seu ADN e RNA, ficando assim inactivos, quer em superfícies, quer no ar. Desta forma, fica garantida uma elevada segurança no processo de desinfecção, protegendo profissionais e utentes.

A ULS garante ainda que os ultravioletas não actuam com químicos, permitindo que se possa entrar no compartimento logo após a desinfecção, sem necessidade de este ser arejado.

O equipamento funciona de modo complementar aos procedimentos habituais de limpeza e reduz a propagação de doenças infecciosas, fazendo face à pandemia de COVID-19.

Para Portugal vieram oito robot's, sendo que um deles foi então entregue à ULS do Nordeste.

A ULS do Nordeste esclareceu ainda que o aparelho é rápido, sendo que desinfecta uma enfermaria em cerca de dez minutos, e que representa um baixo custo por desinfecção. O robot emite relatórios individualizados de cada operação de desinfecção, possibilitando uma melhoria contínua.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário