quinta-feira, 15 de julho de 2021

Distrito de Bragança tem sete representantes no concurso 7 Maravilhas da Nova Gastronomia

 7 pratos do distrito de Bragança são finalistas do concurso 7 Maravilhas da Nova Gastronomia, da RTP. Na categoria “Peixe e Marisco”, está o restaurante Bem Bô, em Mirandela, com os Rabos de Polvo das Bruxas.
Um prato antigo, mas que foi reformulado, da autoria de Sónia Carvalho.

“Era um polvo que era feito antigamente pelas senhoras para oferecer aos maridos. Tem canela e cravinho que são ingredientes do amor. Tem um bocadinho de novas gastronomia, temos umas cebolinhas fritas em gema de ovo e umas particularidades que a receita inicial não tinha, que agora foram colocadas e há uma mistura de sabores como o salgado com o doce e ao mesmo tempo com o picante”, referiu.

Já o restaurante Mirandês, em Miranda do Douro, é finalista em duas categorias: “Pratos Vegetarianos” e “Pratos Veganos”. Da autoria de Marcelo Dias, as cascas e a abóbora foram as iguarias escolhidas para a concepção das receitas. Numa região onde a carne mirandesa é a grande atracção, o chefe de cozinha quis apostar numa gastronomia diferente.

“Na minha opinião, foi por uma forma de trazer esse tipo de gastronomia para a zona, porque não há muito em Miranda do Douro consumo de comida vegetariana nem vegan. Foi um desafio que me lançaram e eu aceitei e tentei realizar da melhor maneira”, explicou.

O restaurante G Pousada também concorre com dois pratos: na categoria “Petiscos” com o Bombom de Alheira, Castanha e Amêndoa e na categoria “Doçaria” com os Boletos, Castanha e Chocolate. Na categoria “Carne” está o Tornedó de Vitela Mirandesa do restaurante Geadas e na categoria “Cozinha Molecular” está o prato Cuscos de Vinhais, Cogumelos e Vieiras do Contradição.

Os pratos seleccionados vão agora a uma pré-final. Serão depois seleccionados 7 em cada categoria, que irão à final do concurso 7 Maravilhas da Nova Gastronomia. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário