Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

“Diálogos entre a tradição e inovação” junta trabalhos da associação Fisga e do artesão Isidro Rodrigues

 A tradição e a inovação podem andar de mãos dadas e a prova disso é a exposição de máscaras patente no espaço da INATEL, no Mercado Municipal de Bragança.


Do lado da tradição está Isidro Rodrigues. O artesão da Aveleda tem como objectivo preservar as festas das máscaras.

“Por uma necessidade que havia na altura, por não haver um artesão propriamente dito, eram os próprios caretos que faziam as máscaras. Estas últimas gerações tinham alguma dificuldade em fazê-las e eu próprio tomei a iniciativa de começar a fazê-las tal como eram antigamente, ou seja, respeitando a traça original e essa genuinidade é o que me caracteriza na construção da máscara. Por exemplo, em Rio de Onor onde já não existem máscaras originais e eu procuro, sabendo como era a máscara originalmente, fazer réplicas”, afirma.

Do lado da inovação estão as máscaras e trajes da Associação Fisga. Segundo o presidente da entidade, Acácio Pradinhos, é possível haver diálogo entre a tradição e a inovação.

“Nós queremos que as pessoas vejam estas duas realidades, que têm uma coexistência pacífica, a tradição não é estática, tem a sua evolução. Agora é importante que nós tenhamos respeito por ela e quando a abordarmos, quando a trabalharmos, que mantenhamos pelo menos essa tradição e esse carinho por aquela que era o passado e o presente, que é a descoberta de novas linguagens”, referiu.

O convite partiu da INATEL, com o objectivo de dinamizar o espaço da fundação que está no Mercado Municipal, mas também o artesanato local. Esta é o início da divulgação de muitas outras actividades, avança a directora da fundação em Bragança, Augusta Machado.

“Vamos dar continuidade a esta actividade, estamos à espera que outras associações respondam, porque esta exposição vai decorrer durante um mês. A seguir queremos dar oportunidade a outros artesãos e a outras actividades, mesmo a nível do folclore, trajes…”, adiantou.

A exposição “Diálogos entre a tradição e inovação”, da Associação Fisga e do artesão Isidro Rodrigues pode ser vista até 27 de Agosto no Mercado Municipal de Bragança. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário