Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Representantes do PSOE de Zamora reclamam estrada de qualidade até à Puebla de Sanábria

 O Partido Socialista Operário Espanhol de Zamora quer garantias da Junta de Castela e Leão de que haja investimento efectivo na ligação entre Bragança e Puebla de Sanabria
Os representantes do partido do Governo do país vizinho temem que a parte espanhola da ligação entre Bragança e Puebla de Sanábria não tenha as mesmas características que do lado português. Assim, reuniram-se em Rio de Onor para anunciar que vão fazer pressão junto das cortes da Junta de Castela e Leão para que o projecto da ligação rodoviária avance e tenha o mesmo perfil que os portugueses estão a projectar, ou seja, uma estrada com 12 metros de largura e moldes de itinerário principal ou via rápida.

O secretário geral do partido de Zamora e deputado, Antidio Fagúndez, afirmou que é necessário que o projecto seja candidatado a fundos europeus. “Pretendemos dar valor a uma das grandes infraestruturas que o Governo de Espanha pôs em marcha, recentemente, que é a estação do AVE. Consideramos que a estrada tem algumas deficiências e, por isso, este é um projecto necessário e inevitável. No que toca aos fundos de recuperação, o governo Português já deu um grande passo para que esta estrada seja uma realidade, agora queremos que seja feita a parte espanhola e que se cumpra o compromisso que a junta de Castela e Leão tem”.

No entanto, receiam que os projectos a que tiveram acesso não resultem numa ligação que permita promover o desenvolvimento de um interface intermodal, que sirva as duas regiões transfronteiriças. Segundo avançaram, a previsão é que na parte portuguesa haverá um investimento de 34 milhões de euros para alargar a estrada para 12 metros, enquanto que da parte espanhola, a Junta estará a prever uma estrada de sete metros no total.

José Fernández, Alcalde da Puebla de Sanábria e senador por Zamora, diz essa não será uma boa solução. "Não pode ser que Portugal tenha uma estrada de 12 metros e Espanha a pinte só de negro. Há compromissos e todos querem que os dois governos tenham partes iguais e dignas”.

Mário Gomes, presidente da união de freguesia de Aveleda e Rio de Onor, explica que o projecto português vai incluir um viaduto e espera que a obra esteja concluída antes de 2025. "Do lado português há, de facto, essa intenção. Existe já um estudo prévio, que pretende utilizar o traçado existente, corrigindo algumas curvas e construindo um viaduto para desvio, na aldeia de Varge. O perfil que actualmente a estrada tem é de seis metros de largura e deveria ter, no mínimo, 12 metros, incluindo já as bermas".

A reivindicação de espanhóis feita em Portugal para destacar a importância da ligação rodoviária entre Bragança e Puebla de Sanábria.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário