Esta distinção é atribuída consoante o grau de satisfação dos utilizados, pelos produtos, serviços e marcas de origem portuguesa. Um prémio que vai atrair mais turistas à aldeia, diz o presidente da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes. “É, de facto, relevante, quer para a união das freguesias, quer apenas para Rio de Onor, quer mesmo para o concelho de Bragança, uma vez que irá manter ou melhorar o número de pessoas que nos visitam. É graças aos elementos culturais, aos recursos naturais, aos monumentos e, sobretudo, à hospitalidade das pessoas que este prémio nos veio parar às mãos”.
A aldeia distingue-se pela prática do comunitarismo que era vivido entre os moradores em tempos ancestrais. Ainda assim, há hábitos que nunca se perdem, como a limpeza do rio. Ficam agora para visitar espaços como a casa do touro, o forno e o moinho que remontam a esse regime de partilha.
E este verão turistas foi o que não faltou na aldeia. “Houve um ligeiro decréscimo face a 2020, entre Maio e Setembro, mas estamos com níveis muito interessantes”.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões divide-se em três categorias: aldeias e vilas, monumentos nacionais e museus. No distrito de Bragança, Rio de Onor foi a única localidade a receber a distinção, que tem a duração de 12 meses. Tem ainda a vantagem de participar num plano de comunicação que inclui Televisão, Imprensa, Exterior, Rádio e Digital.
Sem comentários:
Enviar um comentário