Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Aldeia de Rio de Onor distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões

 Rio de Onor, no concelho de Bragança, foi distinguido com o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria Aldeias e Vilas


Esta distinção é atribuída consoante o grau de satisfação dos utilizados, pelos produtos, serviços e marcas de origem portuguesa. Um prémio que vai atrair mais turistas à aldeia, diz o presidente da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes. “É, de facto, relevante, quer para a união das freguesias, quer apenas para Rio de Onor, quer mesmo para o concelho de Bragança, uma vez que irá manter ou melhorar o número de pessoas que nos visitam. É graças aos elementos culturais, aos recursos naturais, aos monumentos e, sobretudo, à hospitalidade das pessoas que este prémio nos veio parar às mãos”.

A aldeia distingue-se pela prática do comunitarismo que era vivido entre os moradores em tempos ancestrais. Ainda assim, há hábitos que nunca se perdem, como a limpeza do rio. Ficam agora para visitar espaços como a casa do touro, o forno e o moinho que remontam a esse regime de partilha.

E este verão turistas foi o que não faltou na aldeia. “Houve um ligeiro decréscimo face a 2020, entre Maio e Setembro, mas estamos com níveis muito interessantes”.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões divide-se em três categorias: aldeias e vilas, monumentos nacionais e museus. No distrito de Bragança, Rio de Onor foi a única localidade a receber a distinção, que tem a duração de 12 meses. Tem ainda a vantagem de participar num plano de comunicação que inclui Televisão, Imprensa, Exterior, Rádio e Digital.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário