O Município de Alfândega da Fé recebeu, da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto – APOGESD e da Cidade Social, o galardão Município Amigo do Desporto 2020. Esta é já a terceira vez que a autarquia recebe a distinção que realça as boas práticas locais na área do desporto.
O Programa Município Amigo do Desporto foi instituído em 2016 pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto – APOGESD e pela plataforma Cidade Social, com o objetivo de distinguir anualmente os municípios que desenvolvem uma política de apoio ao desporto de excelência.
O programa “Estamos ON | Propostas VIRTUAIS – Benefícios REAIS”, que incentivou à prática desportiva em casa durante o confinamento, as iniciativas desportivas e de animação turística, designadamente a Meia Maratona da Cereja, os passeios pedestres, o passeio BTT da Cereja, o Paddle nos Lagos do Sabor, todo o trabalho realizado junto da comunidade escolar, o desporto adaptada e as atividades físicas para seniroes, contribuíram para que Alfândega da Fé continue a ser considerado um Município Amigo do Desporto.
A cerimónia de entrega do galardão Município Amigo do Desporto 2020 decorreu no passado dia 1 de Setembro, em Matosinhos, momento em que a autarquia recebeu também o Selo de Qualidade do Programa de Atividade Física Sénior.
Programa de atividade física para seniores do concelho de Alfândega da Fé conquista selo de qualidade
Promover o envelhecimento ativo e saudável é o lema do programa de atividade física para seniores do concelho de Alfândega da Fé que recebeu o selo de qualidade no âmbito do programa Município Amigo do Desporto, do consórcio de entidades liderada pela plataforma Cidade Social.
O Município, em parceria com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, a Associação Recreativa Alfandeguense, Juntas de Freguesia e diversas IPSS’s locais, está a implementar junto dos idosos do concelho um conjunto de atividades de estimulação física e cognitiva com o objetivo de promover o envelhecimento ativo, reduzir o isolamento social e melhorar a saúde e bem estar dos mais velhos.
Através da criação de sinergias com as diferentes entidades e técnicos locais são promovidas sessões de atividade física em todas as localidades do concelho, funcionado como motor para a melhoria da qualidade de vida dos frequentadores.
Nem mesmo a situação pandémica interrompeu estas sessões que se adaptaram ao meio virtual e deram forma ao caderno de atividades criativo “Da cabeça aos pés num tempo sem pés nem cabeça”. Um manual com exercícios físicos e de outras áreas de bem estar, distribuídos porta a porta aos idosos durante o período de confinamento.
Estas iniciativas foram reconhecidas com a atribuição do selo de qualidade que distingue as boas práticas nacionais no âmbito dos programas de atividade física sénior. A autarquia de Alfândega da Fé congratula-se com esta distinção e agradece a colaboração de todos os envolvidos na implementação deste programa junto dos seniores do concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário