Verdade seja dita, visitar Bragança é daqueles lugares imperdíveis que se vão adiando com a desculpa da distância. Do longe se faz perto e fomos à descoberta do enorme potencial turístico do Município de Bragança, no Nordeste de Portugal. Agora, desenhámos, para si, esta sugestão dum roteiro para visitar Bragança com o que ver e fazer, hotéis onde dormir em Bragança e arredores, restaurantes onde comer que são referências gastronómicas e um mapa interativo para não perder pitada quando visitar Bragança.
Caretos de Grijó de Parada junto ao Domus Municipalis de Bragança. |
Este concelho do Norte de Portugal, em Trás-os-Montes, foi crucial na defesa da fronteira portuguesa e carrega um legado histórico de elevada importância na constituição da nacionalidade. Celtas, romanos, árabes entre outros povos ocuparam o território e até a vizinha Castela cobiçou este pedaço de Terra Fria transmontana. Desde 1187 que a sua importância estratégica é reconhecida, com carta de foral especial, por vários monarcas portugueses e em 1464 é elevada a cidade.
Num roteiro para visitar Bragança, Rio de Onor é uma aldeia imperdível. |
O distrito de Bragança integra a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica reconhecida pela UNESCO. Beneficia dum património natural de rara beleza e diversidade contando, dentro do seu território, com dois parques naturais (a excelsa vegetação serrana no Parque Natural do Montesinho e as majestosas arribas do canhão de rio no Parque Natural do Douro Internacional), o Geopark Terras de Cavaleiros cujas formações rochosas são únicas no mundo, e uma parcela significativa do Parque Natural Regional do Vale do Tua.
Segredos do Parque Natural de Montesinho, momento alto num roteiro para visitar Bragança. |
Posto isto, não é de espantar que o slogan da mais recente campanha de promoção turística leia “Bragança Naturalmente”. Muito mais do que uma palavra bonita, “naturalmente” descreve na perfeição esta região remota onde o homem vive, de corpo e alma, uma relação íntima e de respeito com a natureza que é alimento, abrigo e alento.
Gimonde, um dos pontos de visita obrigatória num roteiro para visitar Bragança. |
A verdade é esta: Bragança está bem mais perto do que julga e tem muitos argumentos para ser um destino de topo para uma escapadinha, um passeio cultural e, até mesmo, umas férias prolongadas.
A não perder AQUI a PUBLICAÇÃO ORIGINAL.
Sem comentários:
Enviar um comentário