Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Sete escolas do distrito aderem ao programa Heróis da Fruta

 As escolas do distrito estão cada vez mais preocupadas com a alimentação das crianças e, por isso, decidiram integrar o projecto “Heróis da Fruta”.
Criado em 2011, o objectivo é introduzir a fruta e os legumes nas refeições dos mais novos, através de actividades lúdicas. Em Bragança, três jardins-de-infância aderiram. Um deles foi o Centro Social Paroquial de Santo Condestável. Sérgio Fernandes, educador nesta escola, alerta para a taxa de obesidade nas crianças e considera que é importante que os pais estejam atentos.

“Acho que é muito importante que, desde pequeninos, comecem a ter noção de como podem alimentar-se saudavelmente e estar saudáveis comendo um bocadinho de tudo. E não é tanto para as crianças, mas também um alerta para os pais que continuam a ter a ideia de que quando os filhos são pequenos, quanto mais gordinhos, mais saúde têm, e isso não é verdade”, sublinha.

Segundo Sérgio Fernandes, o Centro Social Paroquial de Santo Condestável decidiu aderir ao projecto porque já tem vindo a implementar boas práticas alimentares junto das crianças. O maior desafio é mesmo a aceitação dos legumes.

A Cáritas de Bragança já adere aos “Heróis da Fruta” praticamente desde que o projecto surgiu. Cristina Figueiredo, directora técnica da instituição, conta que já tem verificado algumas mudanças nas crianças durante estes anos e até nos encarregados de educação.

“As crianças passam a comer mais fruta e os legumes, que é mais difícil as crianças comerem, conseguimos pôr os mais novos a comer legumes. Temos notado ao longo destes anos que as próprias lancheiras das crianças vêm cada vez mais saudáveis. Isso também ensina os pais a optar por lanches mais saudáveis e sustentáveis”, afirma.

Cristina Figueiredo considera que a escola tem um papel fundamental na mudança de mentalidades e, por isso, a Cáritas tem feito acções de sensibilização relacionadas com a alimentação mais variada e equilibrada.

No distrito há sete escolas inscritas no projecto. Mais tarde, serão distinguidas 25 escolas em todo o país. Na edição do ano passado dos “Heróis da Fruta” o jardim-de-infância Sagrado Coração de Jesus, em Bragança, foi um dos premiados a nível nacional.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário