Criado em 2011, o objectivo é introduzir a fruta e os legumes nas refeições dos mais novos, através de actividades lúdicas. Em Bragança, três jardins-de-infância aderiram. Um deles foi o Centro Social Paroquial de Santo Condestável. Sérgio Fernandes, educador nesta escola, alerta para a taxa de obesidade nas crianças e considera que é importante que os pais estejam atentos.
“Acho que é muito importante que, desde pequeninos, comecem a ter noção de como podem alimentar-se saudavelmente e estar saudáveis comendo um bocadinho de tudo. E não é tanto para as crianças, mas também um alerta para os pais que continuam a ter a ideia de que quando os filhos são pequenos, quanto mais gordinhos, mais saúde têm, e isso não é verdade”, sublinha.
Segundo Sérgio Fernandes, o Centro Social Paroquial de Santo Condestável decidiu aderir ao projecto porque já tem vindo a implementar boas práticas alimentares junto das crianças. O maior desafio é mesmo a aceitação dos legumes.
A Cáritas de Bragança já adere aos “Heróis da Fruta” praticamente desde que o projecto surgiu. Cristina Figueiredo, directora técnica da instituição, conta que já tem verificado algumas mudanças nas crianças durante estes anos e até nos encarregados de educação.
“As crianças passam a comer mais fruta e os legumes, que é mais difícil as crianças comerem, conseguimos pôr os mais novos a comer legumes. Temos notado ao longo destes anos que as próprias lancheiras das crianças vêm cada vez mais saudáveis. Isso também ensina os pais a optar por lanches mais saudáveis e sustentáveis”, afirma.
Cristina Figueiredo considera que a escola tem um papel fundamental na mudança de mentalidades e, por isso, a Cáritas tem feito acções de sensibilização relacionadas com a alimentação mais variada e equilibrada.
No distrito há sete escolas inscritas no projecto. Mais tarde, serão distinguidas 25 escolas em todo o país. Na edição do ano passado dos “Heróis da Fruta” o jardim-de-infância Sagrado Coração de Jesus, em Bragança, foi um dos premiados a nível nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário