Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Gimonde


Das aldeias de Bragança de visita imperdível, temos que salientar a aldeia de Gimonde. Esta pequena e airosa aldeia, às portas de Bragança, é precedida pela fama que granjeia devido aos seus trunfos gastronómicos. Avisamos desde já: ir a Gimonde e sem comer uma Posta, um pudim de castanha ou petiscar os produtos de fumeiro de Porco Bísaro, é quase pecado. E nem se atreva a dispensar a riqueza patrimonial, arqueológica e paisagística.

A bela da posta de Gimonde no restaurante Dom Roberto.

Terra próspera, Gimonde reveste-se de um encanto rural a que ninguém fica indiferente. Tudo fruto das ruelas e quelhas empedradas (por aqui passa um dos Caminhos de Santiago), das casas típicas de xisto, da vida ao ritmo do campo, dos plácidos rios que a atravessam, o Rio Igrejas e o Rio Onor que a ocidente se juntam ao Rio Sabor. Sem falar das suas pontes, a velhinha ponte de xisto que se crê da era Romana, a ponte “nova” de granito e as poldras. Lá no alto, a igreja oferece um dos melhores miradouros sobre todo este conjunto de encantos.


Esta aldeia de Bragança de génese castreja reúne o melhor de dois mundos. Soube adaptar-se aos tempos modernos sem abdicar minimamente da sua identidade rural e tradicional. Gimonde é a prova viva que o passado e presente andam de mãos dadas. Sempre com o olhar no horizonte do futuro. Mais do que visitar, apetece viver Gimonde. Particularmente à noite, quando a aldeia se reveste duma abóbada celeste preenchida de estrelas.


Dica VagaMundos: no fim do banquete (digno dum abade), queime calorias no Trilho do Malara (PR8).

A não perder numa visita a Gimonde
Igreja de Gimonde (Nossa Senhora da Assunção) | Ponte Romana | Ponte Nova | Poldras | Parque de Lazer e Praia Fluvial | Açude | Capela de Santa Columbina | Capela de Santo António | Castro de Gimonde | Museu do Bísaro

Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário