sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Trilho da Cascata do Calabeiro (São Pedro de Sarracenos)

 
Este trilho de Bragança vai conduzi-lo a um dos segredos mais bem guardados do Nordeste Transmontano: a idílica Cascata do Calabeiro.

O trilho não está marcado de todo, logo, é imprescindível levar o track para GPS que disponibilizamos abaixo. Mas não se deixe demover por isso, pois tendo alguma prática de caminhadas, o percurso pedestre é relativamente fácil de seguir.


O percurso desenvolve-se na freguesia de São Pedro de Sarracenos e segue maioritariamente por caminhos rurais que serpenteiam lameiros, bosques de carvalho e soutos de castanheiros, não apresentando qualquer tipo de dificuldade técnica.


Apenas a parte final do percurso, junto à ribeira do Calabeiro, exige um pouco mais de cuidado, pois é algo sinuosa e obriga a atravessar a ribeira, algo que terá de fazer saltitando pelas pedras. Mas como a extensão é curta, faz-se bem. Vá é com muita cautela, sobretudo se tiver chovido recentemente, pois este troço tem muitas pedras escorregadias.


Temos a certeza que, quando botar os olhos na maravilhosa queda de água e na linda lagoa de águas cristalinas que convida a banhos, não vai dar por mal empregue o esforço. O enquadramento natural é verdadeiramente estupendo!

A lagoa da Cascata do Calabeiro convida a refrescantes mergulhos

Atenção: nos meses quentes de verão e no outono o mais certo é deparar-se com a Cascata do Calabeiro completamente seca. Para a ver com água terá de ir idealmente na primavera ou no inverno. Se optar pelo inverno, tenha em atenção que, após dias intensos de chuva, a ribeira do Cabaleiro aumenta consideravelmente de caudal, o que pode impossibilitar chegar até junto da cascata.

Informação prática do Trilho da Cascata do Calabeiro
Distância: 6,5 km (13 km ida e volta)
Circular: Não
Dificuldade técnica: Fácil/Moderada
Local de Partida/Chegada: Parque de estacionamento junto à Feira Internacional do Norte em Bragança.

Rota/Track GPS do Trilho da Cascata do Calabeiro


Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário