Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Trilho da Cascata do Calabeiro (São Pedro de Sarracenos)

 
Este trilho de Bragança vai conduzi-lo a um dos segredos mais bem guardados do Nordeste Transmontano: a idílica Cascata do Calabeiro.

O trilho não está marcado de todo, logo, é imprescindível levar o track para GPS que disponibilizamos abaixo. Mas não se deixe demover por isso, pois tendo alguma prática de caminhadas, o percurso pedestre é relativamente fácil de seguir.


O percurso desenvolve-se na freguesia de São Pedro de Sarracenos e segue maioritariamente por caminhos rurais que serpenteiam lameiros, bosques de carvalho e soutos de castanheiros, não apresentando qualquer tipo de dificuldade técnica.


Apenas a parte final do percurso, junto à ribeira do Calabeiro, exige um pouco mais de cuidado, pois é algo sinuosa e obriga a atravessar a ribeira, algo que terá de fazer saltitando pelas pedras. Mas como a extensão é curta, faz-se bem. Vá é com muita cautela, sobretudo se tiver chovido recentemente, pois este troço tem muitas pedras escorregadias.


Temos a certeza que, quando botar os olhos na maravilhosa queda de água e na linda lagoa de águas cristalinas que convida a banhos, não vai dar por mal empregue o esforço. O enquadramento natural é verdadeiramente estupendo!

A lagoa da Cascata do Calabeiro convida a refrescantes mergulhos

Atenção: nos meses quentes de verão e no outono o mais certo é deparar-se com a Cascata do Calabeiro completamente seca. Para a ver com água terá de ir idealmente na primavera ou no inverno. Se optar pelo inverno, tenha em atenção que, após dias intensos de chuva, a ribeira do Cabaleiro aumenta consideravelmente de caudal, o que pode impossibilitar chegar até junto da cascata.

Informação prática do Trilho da Cascata do Calabeiro
Distância: 6,5 km (13 km ida e volta)
Circular: Não
Dificuldade técnica: Fácil/Moderada
Local de Partida/Chegada: Parque de estacionamento junto à Feira Internacional do Norte em Bragança.

Rota/Track GPS do Trilho da Cascata do Calabeiro


Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário