Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Agricultura e Pescas do Norte esclarece que taxa de execução do PDR é de 88% depois de queixas de agricultores

 Depois de os agricultores se terem queixado da dificuldade em aceder aos fundos do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, que foram agora prolongados, e de a Confederação dos Agricultores ter dito que estão por aplicar 2 mil milhões de euros, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte veio esclarecer alguns números
A directora regional de Agricultura e Pescas do Norte esclareceu que em 2020 a taxa de execução do PDR era de 88% e que apenas 522 milhões de euros ficaram por aplicar. No entanto, segundo Carla Alves, em Setembro do ano passado houve injecção financeira, o que leva aos dois mil milhões de euros de que a CAP fala. "Em Setembro do ano passado houve um prolongamento de dois anos deste programa. Estes eram os valores se ele acabasse em 2020 mas o programa teve aqui uma injecção financeira de 1,4 mil milhões de euros, que nos permite estendê-lo. Se juntarmos ao que tínhamos, que eram 500 milhões, 1,4 mil milhões, estamos a falar de 2 mil milhões que os agricultores têm disponíveis".

No âmbito do PDR foram ainda criadas medidas de custo simplificado, como é o caso da atribuição de tractores. No entanto, o presidente da CAP queixou-se que o número de máquinas agrícolas atribuídas é baixo e que ainda não foram entregues. Carla Alves desmente este cenário. "Aprovámos, até hoje, a nível nacional, 1400 tractores, sendo que para o norte foram aprovados 1100. Foi uma medida que para o norte caiu melhor do que para qualquer lado do país. Esse montante das candidaturas foi já aprovado. Ainda não abrimos novamente o aviso porque há dificuldade de quem vende os tractores os entregar".

A directora regional de Agricultura e Pescas do Norte destacou ainda que estão abertas candidaturas para outros projectos. "Avisos para jovens agricultores em território vulnerável, que o caso do norte é, particularmente, interessante porque grande parte dele está nessa zona. Temos também abertas programas para a agro-indústria e medidas florestais".

Em Fevereiro volta também a abrir as candidaturas à atribuição de painéis fotovoltaicos.

Segundo DRAP Norte, os 2 mil milhões de euros do Programa de Desenvolvimento Rural estão disponíveis aos agricultores até 2025.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário