Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Município de Mogadouro apoia plantações de várias culturas e totalidade dos custos com sanidade animal

 Os encargos obrigatórios com a sanidade animal vão ficar a custo zero para os criadores do concelho de Mogadouro.
Os custos serão suportados pela câmara municipal, sendo que o executivo, liderado por António Pimentel, está a tomar a agricultura e a pecuária como algumas das grandes prioridades naquele território.

Segundo explicou o presidente do município, o investimento deverá ultrapassar os 30 mil euros e também serão abrangidas outras raças de animais que até aqui não eram.

“A câmara entendeu apoiar nesse campo. O apoio rondava os 70% e agora assumimos os 100% com os custos da sanidade animal. Era só para ovinos, bovinos e caprinos e estendemos a outras espécies, como cunicultura e suinicultura. O produtor paga o ADS e depois vem receber à câmara municipal”, sublinha.

Ainda neste âmbito, com a entrada em vigor do Regulamento de Apoio à Iniciativa Empresarial e Económica, nas áreas agrícola e pecuária, o município também vai ajudar financeiramente os agricultores no que toca à preparação de terrenos e à plantação de olivais, vinhas, amendoais e pomares.

“Há duas situações. Se o projecto é financiado em 85% o agricultor não paga nada, se for financiado em 50% pagamos 15% e o agricultor paga 35%. Não tendo projectos aprovados majoramos 5% e o agricultor recebe 20% da despesa efectuada com a preparação dos solos e plantações. Temos como limite mínimo 1 hectare e limite máximo 10 hectares”, esclareceu.

O presidente da câmara assume que estas medidas são, para já, mais importantes que as obras.

O regulamento e os formulários de candidatura a estes apoios, na área da agricultura e da pecuária, já estão disponíveis na página web do município de Mogadouro. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário