quarta-feira, 6 de abril de 2022

Livro "Britango: uma sombra nas arribas" apresentado a 12 de abril em Figueira de Castelo Rodrigo

 “Britango: uma sombra nas arribas”. Este livro, editado pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, é sobre o mais carismático dos abutres europeus e símbolo do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e será apresentado numa sessão de lançamento que terá lugar na Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo, no dia 12 de abril, às 17h30.

Britango. Fotografia Hugo Marques.

Com fotografias e texto de Hugo Marques, fotógrafo de natureza, ilustrações de Marina Mota, designer e ilustradora, e prefácio de António Monteiro, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a obra aborda o périplo do britango (Neophron percnopterus) entre dois continentes, África e Europa, e a sua saga e peripécias na luta pela sobrevivência, destacando a importância do PNDI para a conservação desta espécie.

Numa fusão entre álbum de fotografias, diário, caderno de campo e crónica ilustrada, este livro transporta-nos para o mundo do britango e leva-nos a ser também uma personagem da sua história, com vista privilegiada.

Capa do livro.

O livro enfatiza igualmente a importância do projeto “LIFE Rupis - Conservação do Britango e da Águia-perdigueira no Vale do Rio Douro”, implementado entre 2015 e 2020 por vários parceiros, entre os quais a Palombar, para a proteção do britango, também denominado por abutre-do-Egito.

O lançamento do livro decorre no âmbito da Sessão Pública de Apresentação do Modelo de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional. A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, em parceria com a Palombar, integram a atual Comissão de Cogestão do PNDI, em representação das organizações não governamentais de ambienteONGA nacionais.

O livro foi editado em parceria com a Associartecine e o ICNF e teve o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Sem comentários:

Enviar um comentário