Britango. Fotografia Hugo Marques. |
Com fotografias e texto de Hugo Marques, fotógrafo de natureza, ilustrações de Marina Mota, designer e ilustradora, e prefácio de António Monteiro, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a obra aborda o périplo do britango (Neophron percnopterus) entre dois continentes, África e Europa, e a sua saga e peripécias na luta pela sobrevivência, destacando a importância do PNDI para a conservação desta espécie.
Numa fusão entre álbum de fotografias, diário, caderno de campo e crónica ilustrada, este livro transporta-nos para o mundo do britango e leva-nos a ser também uma personagem da sua história, com vista privilegiada.
Capa do livro. |
O livro enfatiza igualmente a importância do projeto “LIFE Rupis - Conservação do Britango e da Águia-perdigueira no Vale do Rio Douro”, implementado entre 2015 e 2020 por vários parceiros, entre os quais a Palombar, para a proteção do britango, também denominado por abutre-do-Egito.
O lançamento do livro decorre no âmbito da Sessão Pública de Apresentação do Modelo de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional. A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, em parceria com a Palombar, integram a atual Comissão de Cogestão do PNDI, em representação das organizações não governamentais de ambienteONGA nacionais.
O livro foi editado em parceria com a Associartecine e o ICNF e teve o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Sem comentários:
Enviar um comentário