terça-feira, 3 de maio de 2022

"Encontros no Planalto" deixam Vimioso a reflectir sobre a herança judaica

 Dedicado a reflectir e recordar a herança e cultura judaica e sefardita no Nordeste Transmontano, Vimioso acolheu, ao longo de três dias, os Encontros no Planalto


O evento teve lugar não apenas na sede de concelho, mas também nas localidades de Carção e Argozelo, com conhecida presença judaica ao longo dos séculos. Segundo o autarca de Vimioso, Jorge Fidalgo, com a iniciativa pretende-se promover o potencial turístico e económico deste passado e vestígios. "O objectivo é mesmo tentar começar a dinamizar e a espicaçar as pessoas para que possamos ter aqui um nicho, através da cultura, de desenvolvimento económico, nos produtos, no turismo, que possam atrair este público dos judeus, porque sabemos que procuram muito as suas origens e a sua tradição e o nosso concelho tem vestígios judaicos interessantíssimos".

A necessidade de potenciar rotas de visitação dirigidas a esta herança no Nordeste Transmontano foi uma das questões abordadas no seminário. Paulo Mendes Pinto, Especialista em História das Religiões, em particular em Estudos Judaicos, afirma que a região deve ser promovida a nível ibérico. "A Norte do Douro está fora das principais rotas turísticas judaicas que se foram consolidando e há que desenvolver uma rota nesta zona, se calhar com uma proximidade muitíssimo grande e aí acho que teremos gente a vir a esta zona em quantidade muito significativa porque o apelo é muito grande".

Para o professor da Universidade Lusófona certificar produtos locais com o selo kosher poderia ser uma oportunidade, até porque as dificuldades em atrair turistas judeus prende-se muitas vezes com a falta na região de produtos kosher, ou seja, aqueles que obedecem à lei judaica. Numa conversa sobre o tema, o Rabi Reuben Suissa, da comunidade Judaica de Lisboa, explicou que atribuir a certificação a produtos locais pode não ser muito complicado. "Há muitos produtos que não tem nenhuma dificuldade, são imediatamente considerados kosher e há outros que basta estabelecer que não tem nenhum ingrediente ofensivo".

A iniciativa contou com música e cinema judaico-sefardita, exposições de fotografia, piquenique e mercadinho kosher, concertos e conversas. A Cultura e Identidade Sefardita em destaque entre os dias 29 de Abril e 1 de Maio em Vimioso.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário