terça-feira, 3 de maio de 2022

Mês da prevenção dos maus-tratos na infância termina em Macedo de Cavaleiros

 Ser pai ou mãe é um desafio influenciado pelas evoluções de que a sociedade vai sendo alvo ao longo dos tempos


Sílvia Cerqueira, coach, formadora e facilitadora de desenvolvimento humano, que participou no encerramento das actividades do mês da prevenção dos maus-tratos na infância, em Macedo de Cavaleiros, diz que o excesso de informação pode ser um dos principais problemas da actualidade. "A prática da parentalidade sempre foi um desafio ao longo dos tempos e aquilo que temos vindo a sentir é que os pais se sentem cada vez mais perdidos e ainda mais desorientados. O que devemos dizer é que está tudo certo e que, muitas vezes, temos todos os recursos que precisamos dentro de nós e que o foco está no relacioamento que devemos ter com as crianças e com os outros".

Um dos problemas da atualidade é a falta de atenção, que por vezes leva a que não se criem conexões entre pais e filhos. "Podemos considerar que hoje em dia temos muitos focos de distração e acabamos por agir em piloto automático. O nosso corpo está presente na situação mas a nossa mente está, muitas vezes, longe da situação".

E é preciso reconhecer quando se precisa de ajuda. "Perante um problema, situação ou desafio acabamos por querer não nos focar tanto nisso e acabar por não enfrentar as coisas, por receio de ser julgados. Quando assumimos ao outro que estamos a precisar de ajuda, muitas vezes, estamos a assumir um fracasso. A mensagem que quero deixar é que está tudo bem quando precisamos de ajuda".

Declarações à margem da sessão de sensibilização “Pais Felizes, Filhos Felizes”, sobre parentalidade consciente, que aconteceu na aldeia de Vale da Porca e encerrou as atividades do mês da prevenção dos maus-tratos na infância, programadas no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário