O Parlamento da Galiza quer que o Governo Central Espanhol tenha um compromisso firme com os projetos de cooperação transfronteiriça, no que diz respeito a infraestruturas estratégicas, com a mesma intensidade que o lado português. Entre elas estão a ligação de Vigo ao Porto através da Alta Velocidade Espanhola (AVE) e a ligação internacional Macedo de Cavaleiros – Vinhais – A Gudiña.
De acordo com o Diário Digital de Vigo, o Atlántico, ontem os deputados galegos aprovaram por unanimidade uma proposta não-lei do Grupo Popular que reivindica que o Governo assuma uma postura firme com estes e outros projetos que ligam os dois países, “aproveitando a extraordinária oportunidade que os fundos de reconstrução europeus representam” referiu o deputado José António Armada.
Recordo que a ligação Macedo de Cavaleiros a Vinhais e depois à Gudiña, já em Espanha, onde está uma estação do AVE, tem sido reivindicada pelos três municípios há já algum tempo e ficou fora do Plano de Recuperação e Resiliência e do Plano Nacional de Investimentos.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário