sexta-feira, 22 de julho de 2022

COOPERATIVA DE OLIVICULTORES DE VALPAÇOS VENCE ELEIÇÕES PARA A DIREÇÃO DA AOTAD EM MIRANDELA

 MANUEL PAULO RIBEIRO DEVERÁ ASSUMIR O CARGO DE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE OLIVICULTORES DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO SUCEDENDO A ANTÓNIO BRANCO.


A Cooperativa de Olivicultores de Valpaços foi, esta quinta-feira, eleita presidente da AOTAD (Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro) - entidade gestora do azeite de Trás-os-Montes DOP com sede em Mirandela - para um mandato de três anos, ao recolher 72 votos entre os 200 associados.

Manuel Paulo Ribeiro, representante da Cooperativa, encabeçou a única lista que se apresentou a sufrágio nesta associação que deverá assumir o cargo de presidente da AOTAD, sucedendo a António Branco (ex-presidente da Câmara de Mirandela) que liderou a associação,  desde 2011.

Artur Aragão, de Alfândega da Fé, deverá ser o vice-presidente, em representação da MC Rabaçal e Aragão Lda, da qual é sócio-gerente.

Francisco Vilela, em representação da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, será o Secretário, enquanto Henrique Cardoso, em representação do Azeite Biológico de Abreiro, será o tesoureiro.

Na direção, vão ainda ter lugar como vogais Amílcar Silva, agricultor de Rego de Vide, José Manuel Nozelos, agricultor de Torre de Dona Chama e Francisco Manuel, agricultor de Mirandela.

“Defender a região promovendo cada vez mais a DOP Trás-os-Montes, equilibrar financeiramente as contas da Associação, colocar a Associação ao serviço dos sócios e da fileira do Azeite, valorizar o Azeite DOP Trás-os-Montes para tornar o setor viável financeiramente e criar valor agregado que leve o agricultor a produzir cada vez mais e cada vez com melhor qualidade, apoiar tecnicamente o agricultor para que este produza mais e melhor e, por fim, divulgar a DOP Trás-os-Montes para que aumente a procura e o consumo deste azeite”, são as principais prioridades avançadas pela lista vencedora, cuja tomada de posse está agendada para o dia 28 de julho.

O Azeite de Trás-os-Montes DOP, cuja entidade gestora é a AOTAD, é um Azeite virgem extra e azeite virgem produzido a partir das variedades de azeitona Verdeal transmontana, madural, cobrançosa, cordovil e ainda 5% de outras variedades nacionais.

É produzido na região Transmontana, nos concelhos de Mirandela, Vila Flor, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães e ainda em algumas freguesias dos concelhos de Valpaços, Murça, Moncorvo, Mogadouro, Vimioso e de Bragança.

Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário