segunda-feira, 11 de julho de 2022

TPNP quer criar festival no Azibo para ser marca da região

 A Turismo do Porto e Norte de Portugal tem planos para criar um festival na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.


A novidade foi avançada pelo presidente da entidade, Luís Pedro Martins, que embora sem adiantar muitas mais informações, deixou saber que se trata de algo diferente e para que venha a ser uma marca na região:

“ Não posso estar a avançar muito mais mas posso dizer-vos que é algo que relaciona música e produtos endógenos, como o vinho. Queremos fazer algo muito diferente daquilo que costumamos fazer quando há música envolvida.

Vai ter de ser algo que tenha grande impacto para um público-alvo alargado, não só de jovens, mas também que seja um festival para pessoas mais velhas. Temos uma paisagem absolutamente deslumbrante no Azibo, nomeadamente num fim de tarde ao pôr-do-sol, ao qual queremos juntar a música e o vinho. É muito interessante esta aposta da Turismo Porto e Norte em querer fazer deste festival uma marca da região.”

Outra das novidades é que está para breve a primeira experiência de balonismo no Vale da Vilariça.

A intenção de criar ali um festival de balões de ar quente já tinha sido revelada pelo presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, e ainda este ano vão sobrevoar o céu:

“Eu acredito mesmo que este produto pode ser fantástico ao ser feito aqui. Temos geografia, clima e paisagem para isso.

É mais que um sonho perceber que já conseguimos arranjar um financiamento para conseguir fazer a primeira experiência, ainda este ano. Tudo isto no Vale da Vilariça. Queremos posteriormente que sobrevoe o Douro e, por exemplo, os Lagos do Sabor. Vamos tentar em setembro, se calhar, com duas ou três etapas, poderá ser Barcelos, Braga, aqui na Vilariça e ter ainda outra para ajudar a criar ruído positivo. Primeiro vamos ter de ser nós, as entidades públicas, a fazer a aposta e arranjar o financiamento, convidar os empresários e a comunicação social, despertando de certa forma os empresários para poderem depois eles seguir com este produto.”

Iniciativas com vista a manter as boas taxas de ocupação turística no interior Norte, que rondaram os 100% durante o período de confinamento.

Outras das potencialidades do território que a Turismo do Porto e Norte de Portugal quer explorar são os Lagos do Sabor, onde vai ser criada uma Estação Náutica Polinucleada. Um local que Luís Pedro Martins visitou recentemente:

“Eu estou convencido de que essa poderá ser a grande pérola deste território, porque se depois nós conseguirmos atrair para os lagos atividades náuticas, as pessoas vão ter de ter sítios onde dormir, almoçar e jantar. Podem ser vários os concelhos a serem beneficiados. Eu já tive oportunidade de ver os Lagos do Sabor a partir de cima e a imagem é extraordinária mesmo, criou-se uma mancha de água fabulosa, e penso que ninguém estava à espera.”

Quanto ao Norte, no geral, dados recentemente revelados pelo Instituto Nacional de Estatística apontam para um abril que superou o de 2019, quando ainda não havia pandemia.

Quando comparado com o mês homólogo, em abril de 2022 houve mais 7,3% de hóspedes, 10% de dormidas e 23,4% de proveitos.

A disponibilidade de recursos humanos são a maior preocupação neste momento, mas Luís Pedro Martins está confiante de que os resultados deste ano vão superar os de 2019:

“ O indicador dos proveitos é muito importante. É um número excelente, e mesmo quando comparando com a média nacional, é ótimo visto que esta está nos 13%. Nós na região temos 24%, o que significa que não baixámos preços, antes pelo contrário, estamos a subir. Claro que há coisas que nos preocupam, como a qualidade de serviço. Temos de perceber com que qualidade de serviço vamos trabalhar este ano, e temos a questão dos recursos humanos. Vamos ver como vamos conseguir atravessar este ano, porque ainda estamos com alguma dificuldade em recrutar gente que saiu do turismo. Mas se conseguirmos de facto fazer esse trabalho, tudo indica que até ao final deste ano poderemos atingir os valores de 2019.”

O setor do turismo a retomar a normalidade e a apresentar um crescimento generalizado em todo o país, quando comparado com 2019, o último ano antes da pandemia.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário