Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

São Martinho: Juventude deu vida e alegria à festa de Nossa Senhora dos “Solteiros”

 Concluíram-se no Domingo, dia 28 de agosto, as Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, em São Martinho, com a arruada pelas ruas da aldeia, seguida da celebração da missa, da procissão e as atuações dos pauliteiros e pauliteiras locais.


Em São Martinho, as festividades em honra de Nossa Senhora do Rosário decorreram de 22 a 28 de agosto e ofereceram à população local inúmeras atividades, desde a música tradicional, jogos infantis, um torneio de futebol, olímpiadas para crianças e adultos, um torneio de sueca, atuações dos pauliteiros e pauliteiras e vários espetáculos musicais.

As festividades culminaram no Domingo, dia 28 de agosto, com a tradicional arruada dos pauliteiros e pauliteiras locais pelas ruas de São Martinho.

Às 14h00, a população juntou-se na igreja matriz para a celebração da Missa, presidida pelo padre Aníbal Afonso, natural de São Martinho.

O sacerdote celebrou a eucaristia, em mirandês, e disse à assembleia que a festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Nossa Senhora dos “Solteiros” é a festa mais bonita desta localidade raiana.
“Esta festa é uma tradição muito antiga que visa incutir nos jovens a devoção a Nossa Senhora”, explicou.

No decorrer da celebração, o padre Aníbal Afonso afirmou que “quem tem Nossa Senhora por mãe e conselheira, anda sempre bem encaminhado”.

Numa alusão ao Evangelho da Missa, o sacerdote referiu-se a Jesus que habitualmente participava em festas e banquetes, não para se destacar dos demais, mas sim para dar o exemplo, fazendo-se próximo, simples e humilde.

“Quem quiser ser grande, faça-se como Jesus e como Maria: servo dos outros”, exortou.

Outras notas de destaque na festa em honra de Nossa Senhora é grande participação dos emigrantes e a ativa participação dos grupos de pauliteiros locais.

“Na arruada pelas ruas da aldeia, os pauliteiros dançam de casa em casa, ao longo de todo o dia e sacrificam-se para embelezar a festa em honra de Nossa Senhora!”, destacou.

Para além da arruada matinal, os pauliteiros e pauliteiras de São Martinho participaram ativamente na missa e na procissão e finalizada a celebração ofereceram uma atuação no adro da igreja, para toda a população.


André Meirinhos é pauliteiro e este ano assumiu a responsabilidade de ser presidente da mordomia das festas em honra de Nossa Senhora do Rosário.

“Ser mordomo da festa exige organização para contratar os agrupamentos musicais e criatividade para ter ideias e desenvolver atividades. Este ano oferecemos à população de São Martinho atividades muito diversas e isso foi do agrado das pessoas. Tivemos os imprevistos da chuva na noite de sábado e da recorrente dificuldade dos camiões entrarem no recinto da associação, mas tudo acabou por correr bem”, disse.

A festa deste ano teve como grande novidade a primeira atuação do grupo das pauliteiras de São Martinho.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário