segunda-feira, 31 de outubro de 2022

𝐗𝐚𝐧𝐚𝐧𝐚 𝐆𝐮𝐬𝐦ã𝐨 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚𝐠𝐞𝐚𝐝𝐨 𝐞𝐦 𝐅𝐫𝐞𝐢𝐱𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐩𝐚𝐝𝐚 à 𝐂𝐢𝐧𝐭𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐏𝐫é𝐦𝐢𝐨 𝐋𝐢𝐭𝐞𝐫á𝐫𝐢𝐨 𝐆𝐮𝐞𝐫𝐫𝐚 𝐉𝐮𝐧𝐪𝐮𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐋𝐮𝐬𝐨𝐟𝐨𝐧𝐢𝐚 – 𝟐𝟎𝟐𝟏 – 𝐓𝐢𝐦𝐨𝐫-𝐋𝐞𝐬𝐭𝐞

 A 4 de novembro de 2022, Xanana Gusmão, Presidente da República Democrática de Timor-Leste entre 2002 e 2007 e Primeiro-Ministro deste país entre 2007 e 2015, será homenageado e laureado presencialmente com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia – 2021 – Timor-Leste, em Freixo de Espada à Cinta.


A cerimónia de entrega do prémio decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 11h, em cerimónia aberta à população e à comunicação social.

O papel social, político e cultural que Guerra Junqueiro assumiu no seu tempo foi, e continua a ser, fonte de inspiração para escritores e poetas de todo o mundo, sobretudo dos autores dos países irmãos, como o caso dos PALOP. Este Prémio Literário, criado em Freixo de Espada à Cinta, tem como objetivo dar voz a quem pretende manter em aberto todos os temas pertinentes da sociedade e que deles façam as suas próprias causas através da escrita.

Xanana Gusmão é um exemplo dessa vontade e determinação. A sua autobiografia “Resistir é Viver” relata uma vida de luta e superação em torno de uma causa maior, enquanto defensor dos direitos humanos, da liberdade e da paz, e do seu papel enquanto um dos principais ativistas pela independência de Timor-Leste durante a ocupação indonésia.

Após o reconhecimento internacional da independência de Timor-Leste, em 2002, Xanana Gusmão converteu-se no Primeiro Presidente da recém-nomeada República Democrática de Timor-Leste, cargo ocupado entre 2002 e 2007, ocupando depois, entre 2007 e 2015, o cargo de Primeiro-Ministro deste país. Em março de 2015 foi nomeado Ministro do Planeamento e Investimento Estratégico de Timor-Leste e é atualmente Conselheiro de Estado da República Democrática de Timor-Leste.

Em março deste ano, o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia – 2022 – Cabo Verde foi entregue à escritora Dina Salústio e, em abril, o Município de Freixo de Espada à Cinta procedeu à entrega dos Prémios Literários Guerra Junqueiro Lusofonia – 2020 e 2021 – Guiné Bissau, aos escritores Tony Tcheka (2020) e Abdulai Sila (2021).

O Executivo Autárquico de Freixo de Espada à Cinta continua a trabalhar no sentido de dar a conhecer Freixo de Espada à Cinta além-fronteiras, valorizando o autor freixenista Abílio Guerra Junqueiro no panorama cultural internacional e, em simultâneo, fazer ecoar o nome do concelho para captação de turismo e de ligações culturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário