Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

𝐗𝐚𝐧𝐚𝐧𝐚 𝐆𝐮𝐬𝐦ã𝐨 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚𝐠𝐞𝐚𝐝𝐨 𝐞𝐦 𝐅𝐫𝐞𝐢𝐱𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐩𝐚𝐝𝐚 à 𝐂𝐢𝐧𝐭𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐏𝐫é𝐦𝐢𝐨 𝐋𝐢𝐭𝐞𝐫á𝐫𝐢𝐨 𝐆𝐮𝐞𝐫𝐫𝐚 𝐉𝐮𝐧𝐪𝐮𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐋𝐮𝐬𝐨𝐟𝐨𝐧𝐢𝐚 – 𝟐𝟎𝟐𝟏 – 𝐓𝐢𝐦𝐨𝐫-𝐋𝐞𝐬𝐭𝐞

 A 4 de novembro de 2022, Xanana Gusmão, Presidente da República Democrática de Timor-Leste entre 2002 e 2007 e Primeiro-Ministro deste país entre 2007 e 2015, será homenageado e laureado presencialmente com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia – 2021 – Timor-Leste, em Freixo de Espada à Cinta.


A cerimónia de entrega do prémio decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 11h, em cerimónia aberta à população e à comunicação social.

O papel social, político e cultural que Guerra Junqueiro assumiu no seu tempo foi, e continua a ser, fonte de inspiração para escritores e poetas de todo o mundo, sobretudo dos autores dos países irmãos, como o caso dos PALOP. Este Prémio Literário, criado em Freixo de Espada à Cinta, tem como objetivo dar voz a quem pretende manter em aberto todos os temas pertinentes da sociedade e que deles façam as suas próprias causas através da escrita.

Xanana Gusmão é um exemplo dessa vontade e determinação. A sua autobiografia “Resistir é Viver” relata uma vida de luta e superação em torno de uma causa maior, enquanto defensor dos direitos humanos, da liberdade e da paz, e do seu papel enquanto um dos principais ativistas pela independência de Timor-Leste durante a ocupação indonésia.

Após o reconhecimento internacional da independência de Timor-Leste, em 2002, Xanana Gusmão converteu-se no Primeiro Presidente da recém-nomeada República Democrática de Timor-Leste, cargo ocupado entre 2002 e 2007, ocupando depois, entre 2007 e 2015, o cargo de Primeiro-Ministro deste país. Em março de 2015 foi nomeado Ministro do Planeamento e Investimento Estratégico de Timor-Leste e é atualmente Conselheiro de Estado da República Democrática de Timor-Leste.

Em março deste ano, o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia – 2022 – Cabo Verde foi entregue à escritora Dina Salústio e, em abril, o Município de Freixo de Espada à Cinta procedeu à entrega dos Prémios Literários Guerra Junqueiro Lusofonia – 2020 e 2021 – Guiné Bissau, aos escritores Tony Tcheka (2020) e Abdulai Sila (2021).

O Executivo Autárquico de Freixo de Espada à Cinta continua a trabalhar no sentido de dar a conhecer Freixo de Espada à Cinta além-fronteiras, valorizando o autor freixenista Abílio Guerra Junqueiro no panorama cultural internacional e, em simultâneo, fazer ecoar o nome do concelho para captação de turismo e de ligações culturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário