Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Bombeiros de Mogadouro indignados com município por desistir da segunda equipa

 A direção dos Bombeiros de Mogadouro mostrou-se hoje "indignada" com decisão do município de denunciar o protocolo assinado para a constituição de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP).


“Estamos indignados com a decisão tomada pelo executivo municipal de Mogadouro em denunciar a criação de uma segunda EIP, porque em nada fazia prever este desfecho”, disse à Lusa o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mogadouro (AHBVM).

Durante uma conferência de imprensa hoje realizada, o dirigente remeteu para um documento de 24 pontos onde está plasmada a posição tomada pela direção da AHBVM e que, disse, foi enviado ao presidente da câmara de Mogadouro.

O protocolo tripartido para a criação de uma segunda EIP nos bombeiros de Mogadouro foi estabelecido entre o município de Mogadouro, no distrito de Bragança, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e a AHBVM.

Em comunicado publicado na terça-feira na página oficial da internet, este município indicava que “este protocolo foi assinado em 23 de julho de 2021, [ainda no decurso do anterior mandato liderado pelo PS], sem que até à data tivesse sido realizada nenhuma das ações ou obrigações nele previstas.”

“Durante os 15 meses decorridos sobre a data de assinatura, não houve cumprimento dos objetivos estabelecidos, nem pela ANEPC, nem pela AHBVM, apesar de terem decorrido várias reuniões entre o presidente do município de Mogadouro e os representantes destas entidades, tendo o presidente, por diversas vezes, encorajado a realização das ações previstas no articulado protocolar”, indica a mesma nota.

Segundo a autarquia, “é certo que, embora o protocolo estivesse em vigor há mais de um ano, as partes anteriormente citadas nada fizeram para o cumprir, não existindo qualquer execução física ou financeira”.

No documento hoje tornado público, a direção da AHBVM contaria estas declarações e indica que “em 25 de agosto de 2022, em reunião na câmara, na qual estiveram presentes dois elementos da direção da AHBVM  e o comandante Distrital da Proteção Civil (CODIS), foi informado o Sr. presidente da câmara do andamento do processo concursal e, designadamente, da realização das provas físicas aos candidatos no dia 15 de setembro de 2022, data por todos aceite e por todos tida como atempada e oportuna”.

De acordo com a mesma nota, “o presidente da câmara reiterou a sua vontade de incluir na equipa EIP os dois candidatos que, desde sempre, havia nomeado” acrescentando a nota emitida AHBVM “que no dia 15 de setembro de 2022, os candidatos à EIP realizaram as necessárias provas físicas, com supervisão dos dois comandantes distritais de Bragança da ANEPC”.

“Os resultados daquelas provas físicas são, desde então, conhecidos e excluíram os dois candidatos propostos pelo presidente da câmara de Mogadouro”, vinca a AHBVM.

Esta associação de bombeiros refere ainda no mesmo documento “que tudo fará para a criação da segunda EIP”, acrescentando "que foram iniciados os contactos com o comando distrital da ANEPC para, conjuntamente, encontrarem o melhor caminho para a sua concretização deste anseio”.

Sem comentários:

Enviar um comentário