Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Secretariado Nacional de Liturgia publica livro de salmos do Padre Sobrinho Alves

 O Padre Octávio Sobrinho Alves recebeu o ministério presbiteral em 1960. É especialista em Ciências Sociais/Sociologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, e mestre em Estudos Europeus e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade de Salamanca.


“Cantai e louvai o Senhor – Salmos Responsoriais” é o título do primeiro livro do Padre Octávio Sobrinho Alves, sacerdote da Diocese de Bragança-Miranda, e é hoje (quarta-feira) publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

Trata-se de uma coletânea musical dos Salmos dos Domingos e Solenidades (Anos A, B e C) composta pelo Padre Octávio Augusto Sobrinho Alves e que são o “culminar de um movimento de renovação litúrgica iniciado na Diocese de Bragança-Miranda, logo após o Concílio Vaticano II” salienta D. José Cordeiro, no texto de apresentação da obra.

Para o Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, esta publicação é “justa e necessária para uma cada vez maior cultura da música para a Liturgia”, salienta.

De acordo com o Prelado, os Salmos “são oração da Igreja, que com eles canta a grandeza e o amor de Deus manifestado e realizado em Cristo. Supõem, normalmente, a presença ativa de uma comunidade”.

Esta salmodia “representa o percurso litúrgico de cinquenta anos de caminho conciliar de uma diocese que cedo despertou para o valor da Liturgia na pastoral e na evangelização”, conclui.

O Padre Octávio Sobrinho Alves recebeu o ministério presbiteral em 1960. É especialista em Ciências Sociais/Sociologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, e mestre em Estudos Europeus e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade de Salamanca.

Em Roma frequentou o Coro de Santa Cecília em regime de voluntariado, e na Diocese exerceu o ministério nos mais diversos campos da pastoral diocesana sempre com intervenção atenta na música sacra e litúrgica.

Fundou e dirigiu durante 20 anos o Coral Brigantino (ainda hoje ativo).

Pároco durante mais de duas décadas, ao perfazer 80 anos pediu dispensa e ficou a auxiliar a Unidade Pastoral Senhora das Graças (Bragança). Foi durante estes anos de ritmo mais lento que escreveu estes Salmos, “simples e singelos” mas saídos da alma, “ad majorem Dei gloriam”.

A obra contou com a coordenação do Secretariado de Liturgia e Espiritualidade da Diocese de Bragança-Miranda, e do seu copista Rafael Madanços.

Em Bragança, o livro está disponível no Cartório da Paróquia de S. João Batista, na igreja da antiga Sé, e nos serviços centrais da Cúria Diocesana. No resto do país encontra-se nas livrarias religiosas e em www.liturgia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário