segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Bragança e Portalegre são as capitais de distrito onde adquirir casa é mais vantajoso do que alugá-la

 Bragança e Portalegre são as capitais de distrito onde adquirir casa é mais vantajoso do que alugá-la, com o valor das prestações de crédito a conseguirem chegar até 50% abaixo do valor da renda.


As conclusões são do estudo “Acessibilidade à Habitação em Portugal” da imobiliária Century 21, que comparou os valores de arrendamento e aquisição, tendo por base uma casa de 90 metros quadrados.

O estudo permitiu concluir que comprar casa nas capitais de distrito portuguesas varia entre os 375.480 mil euros em Lisboa e os 59.040 mil euros na Guarda, situando-se a média nacional em pouco mais de 152.000 mil euros.

Já quanto aos valores de prestação de crédito, oscila entre os 280 euros na Guarda e os 1322 euros em Lisboa. A seguir, o valor mais alto está no Porto, onde a média de prestações situa-se nos 881 euros. Nas restantes capitais de distrito o valor é inferior a 600 euros, indo na maioria delas abaixo dos 400 euros.

Apenas em Lisboa é menos compensatório comprar casa do que alugar, com um encargo mensal 14% maior.

No entanto, o estudo conclui também que tem-se verificado uma perda de competitividade no que toca à compra de casa, com a diferença percentual face ao arrendamento a ser cada vez menor.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário