terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Carta apela à presidente da CE que proposta para futuro quadro legal sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis seja apresentada até setembro

 A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural é uma das subscritoras de uma carta enviada à presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula Von der Leyen, esta terça-feira, 7 de fevereiro, por dezenas de organizações não governamentais nacionais e internacionais.

Fotografia Palombar.

A carta apela à presidente da CE para assegurar que uma proposta para o futuro quadro legal sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis seja apresentada, como previsto, até setembro de 2023.

Atualmente, o avanço desta proposta pode estar em causa. A ameaça que surge foi trazida por um recente documento interno da Comissão Europeia a mostrar que existe uma forte resistência política contra esta lei, o que poderia dificultar este processo.

A carta foi escrita e será enviada pelo EU Food Policy Coalition, coligação de ONG que inclui, por exemplo, a WWF, e dezenas de outras entidades nacionais e internacionais.

O que é a Lei dos Sistemas Alimentares Sustentáveis?

A forma como produzimos e consumimos alimentos não só é insustentável, mas também prejudicial para a nossa própria saúde. Atualmente, os nossos sistemas alimentares são responsáveis por 34% das emissões globais de GEE, pela perda massiva da biodiversidade e pelas dietas pouco saudáveis que estão relacionadas com a morte de um em cada cinco europeus. Para abordar esta questão, a Comissão Europeia está a trabalhar num quadro legislativo da União Europeia para sistemas alimentares sustentáveis, cuja proposta está prevista para ser apresentada em setembro de 2023. Esta lei tem o potencial de permitir a todos os cidadãos da UE o acesso a alimentos mais equitativos, saudáveis e amigos do ambiente, fomentando ambientes alimentares que sejam bom para a saúde das pessoas e protejam o planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário