terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Projeto ViViFiCAR apresenta primeira exposição coletiva no Museu do Douro

 A primeira exposição coletiva do projeto ViViFiCAR junta trabalhos inéditos de 12 artistas inaugura no Museu do Douro a 3 de março (sexta-feira), pelas 16h00.


O projeto ViViFiCAR abraça as ideias de “viver e ficar” enquanto eixos orientadores de encontros criativos entre artistas nacionais e noruegueses e as comunidades locais. Durante o ano de 2022, as cidades de Alijó, Lamego, Mêda e Torre de Moncorvo receberam os “Encontros Vivos”, acolhendo três artistas em residência em cada município.

Alexandre Delmar, André Tribbensee, Fábio Cunha, Hasan Daraghmeh, Ine Harrang, João Pedro Fonseca, José Pires, Maria Lusitano, Patrícia Geraldes, Raquel Schefer, Trond Lossius e Violeta Moura foram os artistas que, durante seis semanas, viveram nas casas de embaixadores locais.

Todo o processo criativo foi acompanhado por uma equipa de moderadores — Gabriela Vaz-Pinheiro, Jayne Dyer, Jon Arne Mogstad, Virgílio Ferreira — e apoiado pelos mediadores locais. Os projetos desenvolvidos foram apresentados nas respetivas freguesias no final das residências, revelando o resultado do processo colaborativo com as comunidades.

Foram desenvolvidos 12 trabalhos inéditos sobre os territórios e as comunidades locais, celebrando a identidade, a memória e o património, assim como a resiliência das gentes dos quatro municípios parceiros.

A seleção dos trabalhos realizados no âmbito do projecto ViViFiCAR é apresentada pela primeira vez no Museu do Douro, situado no Peso da Régua, no próximo dia 3 de março (sexta-feira), pelas 16h00, sendo mais tarde apresentada no Surnadal Billag, na Noruega.

Sobre o ViViFICAR

ViViFiCAR é um projeto organizado e produzido pela Plataforma Ci.CLO, financiado pelo Programa Cultura do EEA Grants Portugal operado pela Direção-Geral do Património Cultural, através do Connecting Dots – Mobilidade Artísticas e Desenvolvimento de Públicos, e gerido pela Direção-Geral das Artes, na qualidade de Parceiro do Programa. ViViFiCAR é desenvolvido em parceria com a Fundação Museu do Douro, Câmara Municipal de Alijó, Câmara Municipal de Lamego, Câmara Municipal de Mêda, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Surnadal Billag A/S (Noruega), com o apoio mecenático do Banco BPI e da Fundação “la Caixa”, em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Culture Action Europe e Asia-Europe Foundation.

Sem comentários:

Enviar um comentário