quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Vários concelhos transmontanos vão receber a Odisseia Nacional, um projeto do Teatro D. Maria II

 Vários concelhos transmontanos vão receber em breve a Odisseia Nacional, um projeto do teatro D. Maria II.


Um deles é Torre de Moncorvo, cuja Chefe da Divisão da Cultural, Helena Pontes, considera uma iniciativa importante para a comunidade:

“Para além de ser em Torre de Moncorvo, também vai ser o primeiro concelho onde vai parar a Odisseia Nacional. É também para promovermos o desenvolvimento cultural do concelho, a promoção de projetos intergeracionais e inclusivos, para também aproximar a comunidade local das linguagens artísticas contemporâneas que o teatro nacional nos vai trazer aqui, ao nosso concelho.”

A comunidade vai ter um papel fundamental na construção e participação dos projetos que integram a Odisseia:

“Além de termos um programa que é o Peças, que vai ser aqui uma residência artística do Teatro Nacional D. Maria II, desde 20 de fevereiro até dia 4 de março. Espaço onde eles irão ensaiar, onde irão construir os cenários e preparar a parte técnica, porque a peça vai estrear aqui. Depois nós teremos a apresentação do espetáculo “Nau Nau Maria” no dia 2 de março, para a comunidade escolar e no dia 3 de março para o público em geral nós também fomos contemplados com o projeto Atos. Nós pretendemos envolver a comunidade. Vai ser criado a peça de teatro Estórias com Memória onde vamos promover a recolha a partilha de lendas, a criação do texto, os ensaios e a construção de marionetas.”

Esta é um projeto que pretende retratar dimensões fulcrais, da atividade cultural em Portugal e pode ser também uma oportunidade para quem quer dar a conhecer o talento escondido:

“Nós temos um grupo de teatro em Torre de Moncorvo, o Grupo Alma Ferro Teatro e pode ser que consigam arranjar crianças, ou da escola de artes ou alunos do agrupamento, em que depois possam integrar o elenco ou até a parte técnica do teatro Normalmente a escola também tem um projeto de Teatro. Talvez aqui quem tiver algum receio na representação também pode participar na construção das marionetas ou então do texto.”

90 concelhos do país vão ter atividades da Odisseia Nacional, entre eles Bragança, Carrazeda de Ansiães, Chaves, Fafe, Mirandela, Torre de Moncorvo, Vila Real e Vinhais.

Algumas atividades estão já a acontecer, outras terão lugar em breve e algumas indicativas têm ainda data a anunciar.

Foto: Teatro Nacional D. Maria II
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário