O processo já vem a ser tratado pela cooperativa agrícola há pelo menos cinco anos, mas nunca chegou a vias de facto. Luís Jerónimo está agora à frente da entidade e decidiu avançar com o processo. Garante que ainda este ano vão conseguir o selo.
“Em principio, este ano, iremos ter já a IGP da cereja de Alfândega da Fé. É um assunto que já há algum tempo a cooperativa tem vindo a tratar e possivelmente este ano vamos ter o reconhecimento. O processo já está junto da DGADR- Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, para emitirem o parecer final”, adiantou.
O presidente da cooperativa acredita que esta certificação vai ser benéfica para os produtores de Alfândega da Fé, atraindo novos mercados. Para os agricultores adquirirem a certificação IGP devem cumprir determinados critérios.
“Os produtores têm que entrar em contacto com a cooperativa e mediante as condições que estão no caderno de encargos, desde que cumpram os requisitos e pertençam à região demarcada, é só requisitar a certificação”, explicou.
O processo tendo vindo a ser desenvolvido pela Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé, em articulação com o Município e a Associação Qualifica.
Sem comentários:
Enviar um comentário