Com o intuito de promover os produtos e as tradições de Caçarelhos, a aldeia do concelho de Vimioso tem agora um centro
O objectivo é não deixar morrer algumas práticas, como fazer e cozer o pão em fornos de lenha, explica o presidente da câmara, Jorge Fidalgo. “Uma das maiores tradições que identifica a aldeia de Caçarelhos é a excelência do seu pão, que as padeiras e pessoas mais antigas ainda continuam a cozer nos seus fornos antigos. Agora existe este espaço onde se pode ensinar a cozer o pão e quem entenda pode utilizá-lo para cozer o pão. Não queríamos que esta tradição se perdesse”.
O espaço vai ainda servir para outros eventos que aconteçam na aldeia. “Fica um edifício disponível para fazer todo o tipo de eventos que se considerem necessários, desde o BTT, workshop’s, formação, concertos, exposições. Ou seja, a freguesia fica agora dotada de um equipamento que lhe permite ganhar ainda mais dinamismo do que o que já tem”.
O Centro de Promoção dos Produtos Locais e Tradições de Caçarelhos abriu este sábado. A obra custou 500 mil euros, 85% financiado pelo PROVERE, Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos.
Sem comentários:
Enviar um comentário