Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Festival da Terra Transmontana volta a dinamizar a vila de Mogadouro

 O Município entende o Festival da Terra Transmontana como uma oportunidade nas vertentes da cultura, património, gastronomia, artesanato, turismo e comércio, e pretende continuar a investir neste evento, conferindo-lhe um cariz cada vez mais agregador e dinâmico.


Entre os dias 21 e 23 de julho a zona histórica de Mogadouro, coroada pelo castelo templário da vila, vai acomodar toda a máquina humana, artística e cultural que vai dar vida a mais uma edição do O Festival da Terra Transmontana (FTT), dedicado à preservação e à revitalização das tradições transmontanas.

O Festival da Terra Transmontana (FTT) está consolidado como um dos grandes eventos culturais da região transfronteiriça do nordeste transmontano. O tema escolhido para este ano foi “Migrações e Tradições” e pretende homenagear os muitos milhares de mogadourenses que ao longo dos tempos abandonaram o concelho para se radicar em outras geografias, na prossecução de uma vida melhor. Por outro lado, na atualidade tem-se verificado uma afluência cada vez maior de imigrantes a Mogadouro. São já centenas as pessoas de outras nacionalidades que elegeram Mogadouro como destino para a realização dos seus projetos profissionais e familiares, tendo estabelecido aqui a sua residência.

Neste momento Mogadouro conta com comunidades de imigrantes oriundos da Índia, Paquistão, Alemanha, Ucrânia e Brasil, entre outros países. Segundo uma nota de imprensa do município de Mogadouro, esta edição do Festival servirá também para acolher estas comunidades, no espírito da união na diversidade e tolerância que deve existir entre todos os povos.

O FTT tem uma forte componente lúdica, com vários espaços e espetáculos dedicados às crianças, para que estas conheçam algumas particularidades da cultura transmontana. A música é de timbre folk e de expressão tradicional, com a atuação de grupos de pauliteiros, caretos, gaiteiros e muitas animações e figurantes.

O FTT constitui também uma oportunidade para dar a conhecer a gastronomia regional, que estará presente nas várias tasquinhas especialmente abertas para o evento e dispersas pelo espaço do Festival, permitindo assim que todos tenham acesso às iguarias transmontanas.

O artesanato e os produtos típicos da região também são protagonistas do certame, ocupando dezenas de expositores que o Município disponibilizou para o efeito.

O Município entende o Festival da Terra Transmontana como uma oportunidade nas vertentes da cultura, património, gastronomia, artesanato, turismo e comércio, e pretende continuar a investir neste evento, conferindo-lhe um cariz cada vez mais agregador e dinâmico.

A sessão de inauguração, marcada para as 18H00 de 21 de julho, contará com a presença dos Municípios vizinhos e dos principais agentes regionais de gestão do território. Este ano o Presidente da Câmara Municipal pretende alargar as parcerias institucionais às autarquias espanholas mais próximas do território de Mogadouro, abrindo portas a um novo ciclo de cooperação transfronteiriça.

Sem comentários:

Enviar um comentário