A iniciativa, criada pela Junta de Freguesia de Macedo nos primeiros meses do ano, surgiu com o objetivo de angariar equipamentos e acessórios, de quem já não precisa, que possam auxiliar pessoas com mobilidade reduzida, que sejam residentes e recenseadas na freguesia de Macedo:
O presidente, Sérgio Borges, diz que a procura é muita mas as doações têm sido poucas:
” Infelizmente não tem aderido tanta gente como nós pretendíamos, na parte da doação. Temos tido bastante procura nas ajudas técnicas, nomeadamente cadeiras de rodas e andarilhos. Agora falta a parte de doarmos todos para ajudarmos as pessoas que realmente necessitam.”
Sérgio Borges apela às pessoas para doarem mais equipamentos, no caso de terem e não necessitarem.
A longo prazo, a ideia é alargar o Banco de Ajudas Técnicas a todo o concelho de Macedo de Cavaleiros:
” A ideia para já é abranger a freguesia. Estamos a verificar algumas dificuldades porque realmente as pessoas não aderem, portanto apelávamos a todos a que abrissem mão daquilo que têm em casa e já não precisam, mesmo que não esteja num estado a 100%. Podemos sempre arranjar aquilo que não está muito mau para conseguirmos abranger para o concelho. A ideia era primeiro em termos de freguesia e depois abrir ao conselho.”
Sérgio Borges refere que há necessidade de andarilhos e bancos para o banho:
“Já tivemos uma cama articulada, já tivemos uma cadeira de rodas, que nos foi cedida, temos também algumas canadianas. Fazia-nos falta andarilhos e aqueles bancos para o banho. Eu acredito também que as pessoas às vezes até tenham as coisas e nem se lembram.”
Os equipamentos podem ser entregues na sede da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros ou recolhidos no domicílio.
Sem comentários:
Enviar um comentário