Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Mogadouro volta a celebrar a tradicional Feira dos Gorazes

 A edição deste ano surge como uma evolução da “Feira dos Gorazes - Feira de Atividades Económicas do Nordeste Transmontano”, que se vem realizando em Mogadouro desde a alta Idade Média. Esta feira foi sempre relacionada com a apresentação dos recursos económicos do território, maioritariamente nas áreas da agricultura e pecuária, exercendo ao mesmo tempo as funções de montra e de mercado para os produtos regionais.


Entre os dias 13 e 16 de outubro o concelho de Mogadouro volta a celebrar a tradicional Feira dos Gorazes, uma das maiores Feiras de Agricultura do país, que este ano vai receber o maior número de expositores de sempre, e apresenta algumas novidades na sua estratégia de desenvolvimento.

A edição deste ano surge como uma evolução da “Feira dos Gorazes – Feira de Atividades Económicas do Nordeste Transmontano”, que se vem realizando em Mogadouro desde a alta Idade Média. Esta feira foi sempre relacionada com a apresentação dos recursos económicos do território, maioritariamente nas áreas da agricultura e pecuária, exercendo ao mesmo tempo as funções de montra e de mercado para os produtos regionais.

A contemporaneidade exige um esforço de adaptação e evolução no conceito deste evento, de forma a que as atividades desenvolvidas continuem a produzir efeitos positivos sobre os principais sectores económicos da região. O Turismo é uma atividade emergente e em crescimento, no concelho de Mogadouro e em todo o nordeste de Trás-os Montes, que é preciso apoiar e promover.

Nesta senda, Em 2023 será lançada a primeira edição da “Feira dos Gorazes – Feira de Atividades Económicas e Turísticas do Nordeste Transmontano” , que deixará de se centrar apenas nas atividades económicas tradicionais (agricultura e pecuária) e passará a contemplar também as atividades turísticas, numa perspetiva de projeção nacional e internacional do território e dos recursos naturais, patrimoniais e culturais passíveis de gerar fluxos turísticos.

O certame contará com atividades em vários espaços conexos: No interior do Parque de Feiras e Exposições estarão os expositores generalistas e o espaço cultural, onde serão feitas apresentações técnicas, atuações de grupos etnográficos e a sessão de abertura do evento. A poucos metros estará o pavilhão “Origem Mogadouro”, com espaço de exposição para os produtores locais.

O Espaço para a Preservação e Valorização das Associações e das Raças Autóctones será inaugurado no dia 13 de outubro e vai ser palco do IV Concurso de Cão de Gado Transmontano, da Exposição de Animais do CRO e das Chegas de Touros de raça mirandesa, programados para domingo, dia 15.

No exterior do recinto encontram-se a tenda de exposição de animais de raças autóctones, os expositores de maquinaria agrícola, e o Restaurante tradicional onde se degusta a típica Marrã dos Gorazes e a famosa Posta à Mirandesa.

A animação será certamente um dos pontos altos do evento, tendo como cabeças de cartaz os músicos “Diogo Piçarra” e “Calema”.

Nos dias 15 e 16 haverá também Feira de Rua e mercado tradicional. Ao todo, conta-se com a participação de cerca de 400 expositores e são esperados cerca de 15 mil visitantes durante os 4 dias de Gorazes.

A Sessão de Abertura contará com a presença de várias autoridades políticas nacionais e regionais, sendo o ato de inauguração presidido pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário